Rollemberg apresenta projeto que estabelece eleição para administradores regionais

//Rollemberg apresenta projeto que estabelece eleição para administradores regionais

Depois de vetar um projeto de lei aprovado pelos deputados distritais que previa eleições diretas para a escolha de administradores regionais, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) enviou para a Câmara Legislativa do DF na tarde desta segunda-feira (19) um texto com novas regras para a seleção. Caso seja aprovado, o texto só passará a valer nas eleições de 2022.

De acordo com a proposta, as eleições para as administrações devem ser realizadas conjuntamente com a eleição de presidente, governador, deputados federais e distritais. Para o socialista, isso vai evitar despesas para o governo de Brasília. “A previsão é de que os candidatos cumpram os mesmos pré-requisitos da legislação eleitoral, inclusive ser ficha limpa”, explicou Rollemberg.

O texto também prevê a criação de conselhos comunitários que irão fiscalizar as administrações.

O texto vetado no início do mês era de autoria do deputado Chico Vigilante (PT) e estabelecia que os administradores seriam escolhidos pelo governador a partir de uma lista tríplice, formada pelos três candidatos mais votados de cada região.

Para justificar o veto, Rollemberg argumentou que a medida não criava, de fato, uma eleição direta e que a proposta deveria ser elaborada pelo Executivo local e não pelo Legislativo.

As eleições diretas para as administrações é uma das promessas de Rollemberg durante a campanha ao Buriti, em 2014. Atualmente, o governador tem a autonomia para escolher os chefes das administrações. Geralmente, as nomeações são feitas a partir de indicações de parlamentares ou partidos em troca de apoio na Câmara Legislativa.

Fonte: Correio Braziliense

DFÁguasClaras: Mais um passo rumo a nossa “autonomia”, será!? Para que isso seja um sucesso é imprescindível que o administrador regional tenha de fato poderes para executar obras e benfeitorias na cidade, que ele não seja vinculado a nenhum partido político para que assim evite as panelas de emendas e outras coisas mais…

Acredito que esse assunto divide opiniões em nossa querida Águas Claras. Qual é a sua!?

1 Comment

  • Matéria bastante tendenciosa que não condiz com a verdade. O projeto em questão não foi apresentado pelo governador como a matéria induz o leitor a pensar, mas sim por Chico Vigilante. O PL foi aprovado no plenário e emcaminhado para Sansão do governador. Como não foi sancionado no tempo regimental o PL voltará para a câmara, com medo de perder uma das principais fontes de barganha que p executivo dispõe no momento o palácio do Buriti apresentará uma série de emendas, a mais danosa delas a indicacao de candidatos apenas daqueles que passarem pelo crivo do Buriti.

    Osmar 20.02.2018

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.