Entrevista ao veículo DFÁguasClaras dos Candidatos a Deputado Distrital que moram em Águas Claras e estarão concorrendo as eleição 2018.
As perguntas foram feitas por moradores de  Águas Claras através do veiculo DFÁguasClaras

Nome: Marcelo Marques
Partido: Partido Republicano da Ordem Social – PROS
Número: 90907
Onde mora: Arniqueira

1. Qual a sua proposta para melhoria do trânsito em Águas Claras?
Trânsito só se melhora tirando os carros da rua. Não há nenhuma ideia milagrosa que resolva este problema, nem mesmo o rodízio de veículos. O que precisamos fazer é investir mais no transporte público de qualidade, tornar as ciclofaixas mais seguras e trabalhar pela implantação delas nas Boulevards e fazer a devida integração entre as avenidas e elas. Precisamos também de trens do metrô saindo daqui de Águas Claras pois pela manhã os trens chegam lotados à cidade por virem de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Tendo este trem partindo daqui favorecerá também os moradores destas outras cidades citadas. Há planos de se construir um prédio para a Promotoria de Justiça do Distrito Federal na Av. Tamboril, penso que através de uma Parceria Pública Privada (PPP) poderia também ser construída uma nova estação do metrô naquela localidade, o que atenderia grande parte dos moradores próximos à Promotoria. Atualmente perdemos muito tempo em nossos dias presos nos congestionamentos, qualquer carro quebrado é capaz de criar uma retenção enorme nas principais avenidas da cidade aumentando o nosso nível de stress e nos fazendo ficar mais tempo longe de nossas famílias. Temos que mudar esta realidade! O carro tem que voltar a ser um instrumento que dê prazer a seu condutor.

2. Mobilidade urbana é um problema antigo e muito conhecido pelos moradores, o que pretende fazer para melhorar essa questão em Águas Claras?
90% das pessoas que conheço que são moradoras de Águas Claras são unanimes em dizer que adoram a cidade porque aqui dá para se fazer tudo a pé, mas que esta realidade poderia ser melhor se houvessem na cidade mais calçadas. Ok, vamos trabalhar para que a cidade ganhe as calçadas que faltam. Mas não basta apenas construir calçadas, é necessário também que haja árvores para garantir a sombra necessária para os pedestres. Só que muitas vezes quando falamos em calçadas vem a nossa mente o uso delas por pessoas comuns e esquecemos dos deficientes e idosos que precisam de calçadas bem feitas para que possam transitar em segurança. E não podemos esquecer também do piso tátil para os deficientes visuais e das rampas de acesso para os cadeirantes. Há na Avenida das Araucárias uma situação bizarra que me foi passada por um amigo que à época estava cadeirante: um poste na calçada em paralelo à faixa de pedestres. Ora, motorista nenhum consegue enxergar que há um pedestre atrás do poste querendo atravessar e muito menos enxergará um cadeirante! É preciso esta situação. Outra coisa que pretendo fazer é trabalhar para que toda esta fiação, elétrica e telefônica, que promovem esta poluição visual em nossa cidade seja retirada. Pelo projeto original a fiação de toda a cidade deveria ser subterrânea, mas graças à displicência de alguns isto não foi feito. Retirar os postes de nossas calçadas facilita muito o trânsito de mães com seus carrinhos de bebê e o trânsito de cadeirantes. A cidade tem que existir para servir ao cidadão e não para atrapalhar seu dia a dia.

3. Qual a importância dos parques em Águas Claras e como pretende fazer com que eles sejam ainda mais úteis a população?
Vivemos em uma selva de pedra e sofremos muito com isso na época da seca. Se não forem tomadas as devidas providências o calor tenderá a aumentar nos sufocando mais e mais e causando mais doenças respiratórias nas pessoas. É necessário que as obras dos Parques Central e Sul sejam logo iniciadas oferecendo à cidade um “Pulmão Verde”. Temos também o Parque Ecológico de Águas Claras (PEAC), que recentemente foi ampliado e que segundo o Governo será feita uma consulta pública para o cidadão decidir o que teremos nesta área. Temos que trabalhar para que esta nova área ganhe mais arvores ajudando assim a limpar nossa atmosfera que a cada dia vai ficando mais poluída.
Há ainda o Parque Areal, que abriga a nascente do Córrego Arniqueira e que colabora na formação de uma das bacias mais importantes do Brasil: a Bacia do Paraná. Você já parou para pensar na importância desta nascente que fica a poucos quilômetros de nossas casas? Dá orgulho saber que Águas Claras dá sua parcela de contribuição para isto. Temos que preservar esta nascente e protege-la daqueles que preferem construir casas em detrimento à natureza. Por este motivo pretendo realizar algumas consultas para ver se podemos transformar o Parque Areal em um Jardim Botânico, com o plantio de vegetação típica do cerrado e também a criação de um laboratório de pesquisas sobre a nossa flora.

4. Segurança pública em Águas Claras, qual sua proposta?
Em 2014, na ocasião da Copa do Mundo no Brasil, foram instaladas diversas câmeras de segurança na cidade que hoje estão completamente sem uso e se deteriorando em uma clara situação de desrespeito para com o bolso do cidadão. Nós pagamos por isso e o Governo fez e faz pouco caso. Precisamos colocar estas câmeras para funcionar e também ampliar o número delas. Fora isso carecemos do aumento do efetivo no nosso 17º Batalhão para que possamos ter em nossas ruas as duplas “Cosme e Damião” e o patrulhamento em viaturas e motos Policiais de bicicletas também é uma boa alternativa para a segurança da cidade. Fora isso, podemos também solicitar o patrulhamento feito pela polícia montada.
Temos em Águas Claras Vertical uma área destinada a uma delegacia de policia. Pretendo trabalhar para que esta delegacia não seja circunscricional e sim uma delegacia especializada de atendimento à mulher. Uma delegacia circunscricional pode ser transformada em central de flagrantes o que traria delinquentes de todos os lugares para a cidade, aumentando assim o risco aos nossos cidadãos caso eles sejam liberados, fato comum hoje em dia.

5. Águas Claras é carente de transporte público, como pensa em melhorar isso?
A Associação dos Moradores e Amigos de Águas Claras, da qual sou diretor de comunicação e que devido ao período eleitoral estou afastado, por meio de seu diretor de mobilidade Frederico Ferraz, elaborou no início de 2017 um projeto para a criação de uma linha circular em Águas Claras. Nós da associação corremos atrás dos órgãos competentes e conseguimos a aprovação deste projeto que está quase sendo finalizado e a linha implantada. Pois bem, as linhas circulares curtas facilitam o deslocamento da população, sendo assim pretendo sugerir a criação de linhas circulares que atendam o Setor Habitacional Arniqueira, a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e o Areal fazendo a ligação destas localidades com as estações de metrô e se integrando à linha circular de Águas Claras Vertical que pela proposta da AMAAC promoveria a integração com ônibus através de dois pontos: um próximo ao Taguatinga Shopping e outro na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Prestando um serviço eficiente à sociedade consequentemente o número de veículos em nossas vias diminuíram o que nos daria espaço para a criação de faixas exclusivas para ônibus na cidade oferecendo um transporte mais rápido a todos os passageiros.

6. Qual será seu papel como Deputado Distrital?
A principal função de um Deputado Distrital é fiscalizar as contas do Poder Executivo. E este é um papel que pretendo desempenhar com todo o rigor que a lei permite. É inadmissível que com toda esta crise na saúde que estamos vivendo o Governo de Brasília, por incompetência, devolva aos cofres Federais milhares de reais que deverias ser investido na melhoria da saúde pública. Aonde estavam os atuais deputados que permitiram isso? Portanto, caso eleito, irei me dedicar para que absurdos como este não voltem a ocorrer. Fora isso, por respeito aos nossos cidadãos, todo o meu mandato poderá ser acompanhado via internet e logicamente, pessoalmente no gabinete. Quero mostrar aos cidadãos como é o funcionamento da Câmara Legislativa. É preciso fazer com que esta Casa seja respeitada por aqueles que a mantém e que realmente atenda aos anseios da população. É o povo que sustenta a CLDF, é o povo que sustenta os mandatos dos deputados e é ao “senhor” povo que os deputados tem que respeitar.
Em relação às verbas indenizatórias, elas são essenciais ao exercício do mandato, mas tem que serem usadas com parcimônia. Se no orçamento doméstico nós sempre fazemos algumas economias, por que não fazer também com o orçamento que é bancado pela população? É preciso transparência no trato com a coisa pública, o dinheiro do cidadão tem que ser usado em benefício de todos e não em benefício de um pequeno grupo intitulado de deputados.

7. Há quanto tempo está na cidade e por morar em Águas Claras você pretende olhar com atenção prioritária para cá?
Moro em Águas Claras há onze anos e pretendo dar uma atenção especial à nossa cidade até mesmo porque toda ação que farei aqui será replicada às demais regiões administrativas.
Costumo fazer uma comparação entre Águas Claras e Brasília: Brasília foi projetada para ter quinhentos mil habitantes no ano 2000 e não foi isso que vimos na virada do século. Assim como Brasília, Águas Claras também sofreu com o inchaço populacional. Logo, toda sugestão que tiver um bom resultado aqui poderá ser estendida às demais regiões. Temos sempre que ter em mente que boas ideias não devem ficar restritas somente à nossa bolha, temos que repassar a todos.
Somos conhecidos por muitos outros moradores do Distrito Federal como sendo pessoas chatas e “mimizentas”. Somos chatos? Sim, muitas vezes somos. Mas somos porque queremos ter uma boa qualidade de vida, queremos que o espaço público seja respeitado, que as leis e normas sejam cumpridas e que o famoso e maldito “jeitinho brasileiro” não se torne uma constante em nossa cidade.
Nós, moradores de Águas Claras, entendemos que nossa casa não é apenas o nosso lar, mas sim toda a nossa cidade e por isso devemos sempre cuidar dela.

8. O que de fato você já fez por Águas Claras?
Como membro da Associação dos Moradores e Amigos de Águas Claras conheci de verdade a nossa cidade. Tomei conhecimento dos problemas da cidade, procurei soluções para estes problemas juntamente com os demais membros da associação, corri atrás para que eles fossem resolvidos e quando necessário “coloquei a boca no trombone” para chamar a atenção do poder público para que ele providenciasse a solução certa para estes problemas. Águas Claras, apesar de só ter quinze anos com região administrativa, tem alguns problemas que a longo prazo podem se tornar crônicos e cabe a nós buscar soluções para que eles não atinjam este patamar.
Eu me importo com esta cidade, não quero que ela seja abandonada ou entre em decadência. É aqui que eu me sinto bem e se isso demandar esforços e sacrifícios para que ela se mantenha sempre bem cuidada, não me importarei em me sacrificar e me esforçar. O bem mais precioso que temos é a nossa cidade, pois é aqui que criaremos nossos filhos e netos e não é justo deixar para esta nova geração uma cidade degradada.

9. Ingressando na Câmara Distrital qual será seu primeiro compromisso por Águas Claras? Qual será a prioridade máxima?
Tenho duas prioridades que são máximas, saúde e educação.
Vou trabalhar para implantação de creches, que realmente atendam aos moradores da cidade adequando a disponibilidade de vagas à nossa realidade, escolas de ensino médio, fundamental e um centro interescolar de línguas e trabalhar pela implantação de unidades de saúde que atendam a nossa população.
São aparelhos públicos tão urgentes e necessários à nossa população que não dá para elencar qual é o prioritário. Nós fomos esquecidos pelo Governo de Brasília nestes quinze anos como região administrativa e ainda espalharam por aí que o morador de Águas Claras não precisava destes aparelhos públicos. Ora, claro que precisamos! São direitos nossos garantidos pela Constituição Federal. Queremos sim escolas e hospitais públicos.
Queremos escolas públicas para nossos jovens não terem que se deslocar para outras cidades e assim diminuir o número de passageiros nos transportes públicos e o número de carros em nossas vias. Sem contar o benefício geral que será proporcionado aos pais e aos estudantes ao não terem que acordar cedo para preparar o inicio da jornada diária. Com uma escola mais perto de casa, dá até para dormir mais um pouquinho (rsrs).

10. Por que devo votar em você?
Fora tudo que apresentei aqui ainda tenho propostas para todo o Distrito Federal e todas elas foram pensadas olhando para o futuro. Há muitos candidatos repetindo os mesmos discursos de sempre, muitos deles ainda ligados ao passado e que não perceberam que temos que pensar no futuro para que esta geração que está vindo aí tenha como produzir e desenvolver o país.
No futuro não teremos mais carros como atualmente, já há pesquisas em andamento desenvolvendo o carro autônomo. Só os carros do projeto do Google conta com mais de treze milhões de quilômetros rodados. Isso é tecnologia! E nós aqui no DF temos um espaço destinado ao desenvolvimento tecnológico que não vem sendo aproveitado a contento. Pretendo colaborar no incremento da nossa cidade digital. O Distrito Federal tem tudo para se tornar referencia mundial no quesito tecnologia e nós temos a obrigação de investir neste segmento pois é dele que virão os empregos de nossas crianças e jovens no futuro que a cada dia está mais perto. Irei desenvolver o projeto “Cerrado Tech” justamente para impulsionar este segmento.
Também pretendo realizar audiências públicas para mostrar a todos os benefícios causados pela utilização da energia solar fotovoltaica. Não podemos mais ficar tão dependentes da água para a produção de energia elétrica. Ultimamente tem sido frequente entrarmos na faixa da “bandeira vermelha” na tarifação da energia elétrica o que a torna mais cara e isso causado pela escassez de chuvas em nossos reservatórios. A energia solar fotovoltaica é o futuro e pode contribuir na redução das contas de energia nos condomínios e nas casas. Energia sustentável e mais dinheiro no bolso.
Temos que investir na educação valorizando o professor e oferecendo uma escola pública de qualidade além de investir no esporte. Educação e esporte colaboram para que no futuro não tenhamos elevados índices de violência como atualmente. Se queremos que nossos filhos vivam em um mundo mais seguro no futuro vamos começar agora a investir na educação.
O Brasil possui o melhor projeto para a saúde pública do mundo, mas que falta a nós desfrutarmos dele. Pretendo trabalhar para que este projeto saia do papel e se torne uma realidade fiscalizando todo nosso sistema público de saúde local. Caso seja eleito pretendo criar uma CPI para que possamos identificar todos os responsáveis que levaram a saúde pública do DF ao caos.
Conheci em Campinas o SAMU Animal, serviço destinado ao resgate de animais de rua atropelados e acidentados. Muitas vezes nos deparamos com animais necessitando de socorro nas ruas, algumas pessoas socorrem e outras por incapacidade de ajudar não o fazem. Com o SAMU Animal eles seriam resgatados, receberiam os primeiros socorros e seriam levados ao hospital público veterinário para tratamento. Pretendo também lutar pela ampliação dos hospitais públicos veterinários.
Tudo que está proposto acima demanda dinheiro e de onde viria este dinheiro? Viria do turismo!
Brasília tem uma vocação nata para explorar a indústria do turismo, basta que seja feito da maneira certa.
Precisamos trazer os brasileiros para conhecer a Capital do país, as obras de Oscar Niemeyer e os azulejos de Athos Bulcão. Conhecer nossas opções de turismo ecológico, turismo rural e religioso.
Certa vez ouvi um comentário dando conta de que Walt Disney chegou a conversar com o Presidente Juscelino Kubitschek sobre a criação de um Parque Disney em nossa cidade. A principio ri e achei que era um boato, mas fiquei curioso e fui atrás para ver se havia alguma credibilidade nesta notícia e me surpreendi ao ver que realmente era verdade. Recentemente empresários locais ressuscitaram esta ideia. O que me pareceu absurdo a principio se tornou algo que pode ser realizado sim. Um Parque Disney no Distrito Federal geraria milhares de empregos diretos e indiretos, desenvolveria nossa cidade com novos investimentos e aumentaria a arrecadação aos cofres públicos. Turismo é uma indústria rica e sempre em expansão, por que não tentar?
Enfim, esta é uma parte das minhas propostas e que acredito me credencia a ter seu voto.
E lembre-se: “O Futuro Começa Agora”

 

Juntos, podemos fazer uma cidade melhor! Vamos participar!!!

Já segue nosso Instagram?   DFÁguasClaras 

Para participar do nosso grupo de whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com ( Somente assuntos de Águas Claras)
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui
No twitter siga: @DFAguasClaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar  www.dfaguasclaras.com.br

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.