Componente importante das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, a prevenção de lesão por pressão melhora a qualidade de vida do paciente acamado, inclusive em casa.

 

Na matéria de hoje quero focar em você, que tem um familiar acamado em casa, seja por alguma doença crônica ou acidente. De uma forma bem simples de clara.

Na coluna passada, falei um pouco sobre os principais dispositivos e como se preparar para cuidar do seu ente querido em casa e hoje, vamos tratar sobre as temidas lesões por pressão que podem acometer a maioria desses pacientes, principalmente idosos.

O National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) anunciou uma mudança na terminologia de “úlcera por pressão”. Agora, usamos o termo “lesão por pressão” para descrever com mais precisão as lesões em peles intactas e ulceradas.

No hospital, usamos uma escala para mensurar o tamanho e a gravidade das lesões, chamada Escala de Braden.

A lesão por pressão, é uma lesão causada na pele, principalmente em locais com proeminências ósseas, onde o paciente permaneça mais tempo deitado. Fatores como fricção na cama, umidade e muito tempo sobre o local, a má nutrição do paciente, podem ir aos poucos ocasionando lesões, que são divididas em estágios que devem ser observados:

 

 

 

 

 

 

 

Uau, é muita coisa não é? Tentei resumir da forma mais simples alguns passos para você poder identificar caso apareça alguma lesão mas, e a prevenção e cuidados?

 

 

 

 

 

 

 

 

Creio que essa foi a matéria mais longa que escrevi aqui, mas é impossível falar em prevenção de lesões e cuidados, sem citar o máximo possível para pode ajudar vocês. Cuidar de um paciente acamado não é fácil, por isso na dúvida, procure um profissional da saúde para te orientar da melhor forma. Estamos aqui pra isso!

Espero de coração ter ajudado com essas orientações. Nos próximos dias irei postar um vídeo mais completo sobre esse tema no meu Instagram! Dúvidas? Entre em contato comigo!

Instagram: @prof.nadia_cst

 

Eu sou Prof. Enf. Nádia Teixeira e temos um encontro aqui ás quintas-ferias na coluna Café com Saúde.

 

COMECE O SEU DIA COM MAIS SAÚDE E INFORMAÇÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *