Vídeo mostra o momento de mais um acidente no cruzamento da Av. Araucárias x Av Pau Brasil

//Vídeo mostra o momento de mais um acidente no cruzamento da Av. Araucárias x Av Pau Brasil

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (20) nas imagens podemos ver que o semáforo está piscando no amarelo, nesse caso a preferência é de quem? Tem preferência? O DFÁguasClaras foi pesquisar essa questão para elucidar melhor nossos amigos condutores de veículos.

O vídeo chegou via grupo de whatsapp DFÁguasClaras.
Participe do Grupo de WhatsApp DFÁguasClaras – Envie nome e telefone para: [email protected]

OBS: Importante notar que pelo menos duas pessoas presenciaram o acidente, uma foi o cara levando a bike pela ciclofaixa e a outra o condutor do veiculo que vinha logo atras. Na sua opinião, porque ninguém foi prestar socorro?
Bom, graças a Deus parece que não tivemos vitimas graves neste acidente.
Então, o que fazer quando passar à noite pelo semáforo intermitente?

1. Sempre que se aproximar de um semáforo intermitente diminua a marcha e a velocidade;

2. mantenha o carro em movimento, ainda que lentamente, fazendo o controle de embreagem com aceleração constante para deixar o carro no ponto de sair rapidamente;

3. Nunca páre em semáforo intermitente deixando o carro em ponto morto, pois em caso de emergência que exija uma saída rápida, além de ser mais demorado, o condutor nervoso se atrapalha mais ainda;

4. Em sinalização de semáforo intermitente prevalece o que diz o CTB: a preferência é sempre de quem vem à direita (art. 29), como se o cruzamento não fosse sinalizado dada a intermitência do sinal de semáforo;

5. Diminua a marcha, reduza a velocidade, olhe com cuidado se vem carro na preferencial e nunca acredite ou confie que ele possa parar ou reduzir como manda a lei de trânsito, pois quando um motorista confia no outro é que os acidentes são provocados.

6. a preferencial pode ser do carro que vem na preferencial, mas como o sinal está intermitente, ambos os motoristas tem o dever de prestar atenção e dirigir com segurança. Sinal intermitente de semáforo significa advertência, cuidado, cautela, significa “olhe e só siga com segurança” e outro motorista também pode estar cruzando a via ainda que muito motorista se ache o único ser vivo no planeta terra naquele momento.

7. Olhe com cuidado antes de sair do cruzamento e ingressar a via, pois o seu carro está em baixíssima velocidade e vai levar algum tempo até o carro ganhar velocidade enquanto o outro carro já pode vir “chutado” na preferencial. De novo: a preferência pode ser do carro que vem na preferencial, mas diante do sinal semafórico intermitente, todos tem o dever e a obrigação de ter cautela, cuidado, se antecipar ao acidente.

Lembrando: acidentes NÃO ACONTECEM, acidentes são PROVOCADOS condutores!

Nunca confie 100% no outro motorista!

Acidentes são provocados porque ambos os motoristas não fizeram o que tinha de ser feito, confiando que o outro ia fazer!

Dirijam defensivamente, sóbrios e de olho vivo para se manterem vivos no trânsito!

Escrito por Márcia Pontes

Dicas de direção defensiva:

Dirigir um veículo é relativamente fácil. O que realmente é difícil é guiar com sabedoria e de forma defensiva, algo que muita gente acredita ser bobagem, mas que reduz as chances de acidentes. Enumeramos algumas simples — mas preciosas — dicas de direção defensiva, que podem fazer a diferença na hora de evitar uma acidente. Mais do que habilidade, a direção defensiva e civilizada é uma questão de conduta.

Conceito: Direção defensiva é nada mais do que uma forma de guiar que permite ao motorista antecipar as situações de risco, evitá-las ou pelo menos se distanciar delas, preservando sua segurança e a de seus passageiros.

Acidentes: Não acontecem por acaso, obra do destino ou azar. Na maioria absoluta das ocorrências, a falha é humana. Vale lembrar, também, que quase toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável.

O veículo: Possui recursos importantes, ativos e/ou passivos, para evitar situações de perigo ou minimizar suas consequências. Por isso, fazer a correta manutenção do carro para faz parte do “pacote” de direção defensiva.

Posição ideal de dirigir: Braços e pernas devem ligeiramente dobrados, corpo encostado no assento e encosto com ângulo próximo a 90 graus e encosto de cabeça na altura dos olhos do motorista.

Cinto de segurança: Deve ser usado por todos a bordo, sem exceção. Sem ele, passageiros do banco de trás poderão ricochetear no interior do veículo, causar ferimentos nos que vão à frente e ser lançados para fora.

Crianças: Com menos de 10 anos de idade vão no banco traseiro, acomodadas em cadeirinhas ou boosters de acordo com sua altura e peso. Acima disso, ainda lá atras, presas pelo cinto de segurança.

Ao volante: Deve-se evitar freadas e manobras bruscas e sempre sinalizar os movimentos, como mudanças de faixa. Parece óbvio, mas muita gente esquece de ligar o pisca ao fazer uma conversão e leva uma trombada pela traseira.

Visibilidade: Quanto mais se enxerga em volta menor é o perigo. Os três retrovisores devem estar em posição que o motorista não tenha que virar muito a cabeça para vê-los.

Concentração: Celular tocando e rádio ligado reduzem a concentração. Melhor desligar o telefone e não ouvir o som muito alto. Coisas simples que fazem enorme diferença.

Acidente = Evite

Fonte: Extra Globo

Participe do Grupo de WhatsApp DFÁguasClaras – Envie nome e telefone para: [email protected]

Juntos, podemos fazer uma cidade melhor! Vamos participar!!!
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui
Baixe o Aplicativo da cidade de Águas Claras (Grátis)
Para Play Store – Sistema Android

No twitter siga: @DFAguasClaras
Instagram: DFÁguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta ter nosso app ou acessar  www.dfaguasclaras.com.br

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.