Unidade Básica de Saúde 1 de Águas Claras oferece acompanhamento a pacientes hipertensos e diabéticos

/, Desafios, Notícias da Cidade, Qualidade de Vida, RA XX/Unidade Básica de Saúde 1 de Águas Claras oferece acompanhamento a pacientes hipertensos e diabéticos

A Equipe 5 de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Águas Claras oferece acompanhamento e orientação a pacientes hipertensos e diabéticos, com até 30 pacientes por encontro.

No Grupo de Hiperdia, a equipe aborda temas de interesse dos pacientes, como o uso de plantas medicinais no tratamento da andropausa e da menopausa, por exemplo. Em atividade há sete anos, o grupo se reúne uma vez por mês, nas manhãs de sábado. Os profissionais ganharam a simpatia dos participantes por extrapolarem o propósito inicial do grupo e trata de outros temas relacionados à saúde em geral.

As atividades aos sábados são desenvolvidas em parceria com uma universidade privada, que colabora com inovações, dinâmicas e eventos voltados aos pacientes do grupo.

Empenhada em cuidar da saúde e do bem-estar dos pacientes, a enfermeira Elaine Cristina Santana é um das servidoras que comandam as atividades do Hiperdia. Ela explica que a escolha pelas manhãs de sábados ocorreu devido ao menor fluxo de pessoas no local, o que possibilita dar mais atenção aos participantes.

“No grupo, também damos informações sobre a carta de serviços da unidade, além de promover o fortalecimento do vínculo entre a equipe e os pacientes. Tratamento vip mesmo”, brinca Elaine Cristina.

Exames e consultasOs profissionais de saúde aproveitam a ida dos pacientes à unidade para agendar as consultas, avaliar o pé diabético ou recomendar os exames de rotina que estão em atraso.

O momento do encontro em grupo também é de confraternização. A equipe providencia um lanche com frutas, chás e outros preparos que fazem parte da orientação para uma alimentação saudável. Esse momento também inclui troca de receitas para inovar no cardápio de casa.

Serviços
A gerente de Serviços de Atenção Primária, Núbia dos Passos Souza Falco, esclarece que a UBS 1 de Águas Claras é composta por cinco equipes de Saúde da Família. Os profissionais atendem mais de 22 mil habitantes do Areal e outros 4 mil de Arniqueiras.

“Todas as equipes desenvolvem o trabalho de grupo com os pacientes diabéticos e hipertensos, cada equipe em um dia e horário diferentes da semana” conta Núbia. A maioria das UBS da Região de Saúde Sudoeste possui grupos organizados visando a prevenção e o acompanhamento de doenças crônicas.

informações AGÊNCIA BRASÍLIA 

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.