Tensões entre moradores e síndicos destacam Águas Claras negativamente
Atualmente, Águas Claras é a região administrativa do Distrito Federal com a maior densidade populacional, com mais de 14mil pessoas por km², de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o território tem se destacado por conta do número de conflitos entre moradores e síndicos. Conforme dados da Polícia Civil (PCDF), de 2019 até outubro de 2024, houve o registro de 82 ocorrências. Além disso, as principais divergências registradas foram, mais de 160 casos de difamação, 158 casos de injúria, 123 de calúnia e mais de 110 casos de ameaça. Os mais graves possuem registro de lesão corporal e vias de fato.
Um dos casos mais recentes está ligado ao Residencial Atol das Rocas, que está localizado na Avenida das Castanheiras. Apenas nesse condomínio são nove boletins de ocorrência contra o síndico, suspeito de perseguir e gravar moradores ilegalmente. Contudo, o síndico, Cláudio Araújo Caetano, se declara a verdadeira vítima e que sofre represália por expor “quadrilha” de empresas de engenharia, no condomínio. Outro episódio com evidência aconteceu em 2022, quando uma moradora atacou um síndico de 60 anos, com uma mangueira. No mesmo ano, o síndico do Edifício Luna Park, Wahby Khalil, de 42 anos, levou um soco por conta de desentendimento sobre o uso de equipamento na academia do prédio.
De acordo com o presidente da Associação dos Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal (AssoSíndicos-DF), Emerson Tormann, os moradores enxergam os síndicos como funcionários, e muitas vezes insatisfeitos com taxas e outras questões, acabam aumentando os níveis de estresse e tumultuando as relações.
Buscando prevenir esses acontecimentos, a AssoSíndicos tem promovido campanhas, cursos e palestras abordando relacionamento interpessoal e a linguagem não violenta.
“Nosso objetivo é promover o bem-estar e evitar que conflitos cheguem ao ponto de se tornarem casos policiais”, declara Emerson Tormann.
Acima de tudo, os conflitos devem ser resolvidos internamente, de forma consciente e sem violência!
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link https://www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp/
Além disso, participe do canal no Telegram de notícias e bastidores – https://t.me/dfaguasclaras
Grupo DFÁguasClaras no Telegram. Envie e-mail solicitando o acesso: escritoriodfac@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: https://www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Youtube: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Nenhum comentário ainda.