Situação da Dengue do DF: mais de 81 mil casos e 38 mortes
Situação da Dengue do DF: mais de 81 mil casos e 38 mortes

O Distrito Federal já registrou 38 mortes por dengue desde o início do ano, tornando-se o líder nacional em casos fatais da doença. Este número supera até mesmo Minas Gerais, que apresenta o maior volume de casos no país. Além das 38, outras 78 mortes estão em investigação como suspeitas de dengue.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF, são 81.408 casos prováveis da doença até o dia 17, indicando um aumento de 1.351% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que teve 5.484 casos. A maioria das infecções foi identificada em mulheres, principalmente na faixa etária de 20 a 29 anos, seguida pelo grupo de 70 a 79 anos. Além disso O Distrito Federal registra, atualmente, o maior coeficiente de incidência (2.956,6 casos por 100 mil habitantes), seguido por: Minas Gerais (1.257,1); Acre (765.0); Paraná (659,8); Goiás (647,5).

Em resposta à crescente situação, o DF declarou estado de emergência em saúde pública em janeiro, citando não apenas o aumento dos casos de dengue, mas também o risco de epidemias de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e Chikungunya, além da febre amarela.

No que diz respeito à prevenção, o DF foi pioneiro ao iniciar a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 9 de janeiro, crianças de 10 e 11 anos podem receber a imunização, em duas doses com um intervalo de três meses. A vacina está disponível em 15 unidades básicas de saúde (UBS) e não requer agendamento. Para ser vacinada, a criança deve comparecer acompanhada dos pais ou responsáveis, apresentando documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Desse modo, confira os pontos de vacinação clicando aqui.

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.