Seguro de automóveis: atenção ao contratar!

/, Colunistas/Seguro de automóveis: atenção ao contratar!

Você sabe quais são os tipos de indenização? E as garantias asseguradas ? Os seguros automotivos que oferecem indenização em caso de acidente ou roubo desincumbem o consumidor de pagar por danos causados ao outro veículo, por isso é importante conhecer todas as regras, garantias contratadas e as exclusões.

No Brasil, o há dois tipos de seguro de automóveis: o seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e o seguro facultativo, conhecido por seguro de automóveis.

O seguro facultativo garante indenização por:
– Danos acidentais causados ao veículo, por roubo ou furto do mesmo;
– Ressarcimento de danos, materiais ou pessoais, causados pelo veículo a terceiros;
– Indenização aos passageiros acidentados do veículo, ou seus beneficiários;
– Assistência ao veículo e seus ocupantes, em caso de acidentes ou pane.

Caso o veículo segurado seja roubado ou furtado sem ser encontrado antes do pagamento de indenização, o consumidor deve receber da seguradora a quantia equivalente ao valor de mercado. O veículo segurado responsável por um acidente que cause danos a terceiros – pessoas os objetos será reembolsado pela seguradora. O segurado receberá pelas despesas que for obrigado a pagar: reparo dos danos materiais e despesas médico-hospitalares. O mais usual é a seguradora indenizar diretamente a pessoa, o proprietário do bem atingido ou a oficina que reparou o veículo.

Confira ainda as orientações para poder usufruir melhor do seguro do seu veículo.

1) Escolha bem o seu carro
Simule os prêmios do seguro de cada modelo de seu interesse. Essa consulta evitará gastos maiores.

2) Observe os riscos
Os veículos utilitários têm seguros mais caros porque ficam expostos ao risco por mais tempo, assim como os a diesel são mais visados já que o seu motor é usado para diversas finalidades e tem maior procura no mercado negro.

3) Pague o que precisa. Se você não dirige em estradas e tem outros carros na garagem, pagar mais pela quilometragem de guincho ou pelo carro reserva não faz sentido.

4) É melhor aumentar a franquia ou o valor do prêmio? A franquia é o valor que o segurado desembolsa para cobrir parte do prejuízo quando ocorre algum tipo de dano parcial ao seu veículo – excluindo danos a terceiros – e a seguradora é acionada. Quanto maior o valor da franquia, menor o valor do prêmio do seguro. Existem três principais tipos de franquia: ampliada, básica, reduzida e isenta. Na ampliada, o valor do seguro é menor, mas na ocorrência de um sinistro o valor pago pelo segurado pelo conserto do carro é maior. Na franquia básica, o valor do seguro aumenta, mas a franquia fica mais barata. Na franquia reduzida, o valor pago é mais baixo, embora o valor final do seguro seja mais alto. E a franquia isenta elimina a necessidade de pagamentos por parte do segurado no sinistro, mas o custo inicial do seguro é maior.

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.