Com a quarentena, os pais tem passado mais tempo com os pequenos em casa. Que tal aproveitar esse período também para ajudar seus filhos a vencer algumas dificuldades?

 

Na coluna de hoje, entrevisto a fonoaudióloga Raquel Lopes, que irá nos ajudar a esclarecer um pouco sobre os principais distúrbios da fala em crianças e como ajudá-las em seu desenvolvimento.

 

Nádia: Vamos começar falando um pouco sobre os principais distúrbios da fala em crianças.

Raquel: “Os transtornos de linguagem podem ser caracterizados por quadros que apresentam padrões de aquisição com pequenos desvios ou alterações desde seu início. Temos que observar que em crianças normais, existe variação de acordo com a idade e cada caso necessita de uma avaliação específica.

Citarei alguns tipos: Desvio fonoaudiológico, Disfluência ( gagueira ), Distúrbio Específico de Linguagem ( DEL ), Apraxia da Fala, entre outros.”

 

Nádia: Como os pais podem identificar algum problema e qual profissional procurar?

Raquel: “O processo do desenvolvimento da fala e da linguagem acontece desde os seis primeiros meses de vida até os cinco anos de idade, se o pai, mãe ou responsável observar alguma alteração durante esse período, seja auditiva ou emissiva, deve procurar um fonoaudiólogo habilitado para uma avaliação.”

 

Nádia: Nesse período de quarentena e com mais tempo em casa, como os pais podem ajudar seus filhos que apresentam essa dificuldade?

Raquel: “Estimulando através de leituras, cantigas, jogos lúdicos, onde pode-se solicitar que nomeie, identifique, classifique cores, animais, objetos, utilizar aplicativos que estimulem a fala, leitura, aspectos cognitivos em geral.”

 

Nádia: O que ser fonoaudióloga significa pra você?

Raquel: “A fonoaudiologia é uma área muito ampla. Em nossa profissão, podemos acompanhar todas as fases da vida, desde a primeira sucção ao seio á adaptação de um aparelho auditivo na velhice. Para mim, ser fonoaudióloga é uma missão de vida!”

 

Caros amigos e leitores, entendemos que tem sido dias difíceis, mas aproveitem esse tempo mais perto de seus folhos pra ajudá-los a se desenvolverem em suas dificuldades para que possam retornar ás suas atividades mais fortes e confiantes.

 

Nossa entrevistada Raquel  Alves Lopes é cantora, fonoaudióloga especialista em Disfagia e Psicopedagoga, trabalha atualmente na sub secretaria de saúde, no Hospital Anchieta e também atende em Home Care. È mãe de dois meninos lindos e uma profissional dedicada que ama o que faz.

Instagram: raquellopes.oficial

 

E eu sou Nádia Teixeira, enfermeira, professora, e toda quinta feira temos um encontro marcado aqui na coluna Café com Saúde!

Instagram: prof.nadia_cst

 

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.