Saiba quais os planos de governo de Ibaneis Rocha para Águas Claras

 

Reeleito no primeiro turno das eleições do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB), em seu plano de governo para os próximos quatro anos, propõe ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na capital federal. No documento, apresentado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traz a previsão de construção da unidade em Águas Claras, na Rua 25 Sul.

O plano de governo do emebedista prevê a construção de 18 novas UBSs no DF. Região administrativa vizinha de Águas Claras, Arniqueira também é citada no documento. Ambas são listadas no documento como “UBSs modulares – Tipo II”. Para o governo local, essa seria a segunda UBS da cidade. 

 

Mobilidade

O plano de governo do chefe do Executivo local também faz menção à mobilidade urbana. Este tópico, o governo apresentou parecer para atingir metas e estimular a população “a deixar o carro em casa”, levando transporte público de qualidade. No documento, Ibaneis pretende modernizar a Linha 1 do Metrô-DF — Plano Piloto-Guará-Águas Claras-Taguatinga.

No documento, o chefe do Executivo local lista a conclusão da implementação do BRT no Corredor Eixo Oeste, ligando Pôr do Sol, Sol Nascente, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, SIG, Sudoeste, Buriti e Rodoviária do Plano Piloto. Com a conclusão do túnel de Taguatinga, o governo prevê que avançará na conclusão desse tópico. 

Uma das mais requisitadas pela população, a construção da via Interbairros (ou Avenida das Cidades) é citada no plano de Ibaneis Rocha para os próximos quatro anos. O DFÁguasClaras apurou que o projeto será construído por meio de Parceria Público-Privada (PPP), orçado em quase R$ 3 bilhões, com previsão de ser executado em 18 anos. Hoje, o processo está parado no Tribunal de Contas (TCDF) que apontou impropriedades quanto à modelagem técnica, operacional, jurídica e econômico-financeira da PPP. Veja detalhes:

“Em 19 de janeiro, o plenário do TCDF referendou decisão liminar que determinou que a SEMOB se manifestasse acerca de impropriedades quanto à modelagem técnica, operacional, jurídica e econômico-financeira da PPP.

Dentre as falhas apontadas, pode-se destacar a incompletude da documentação, a ausência de alguns critérios objetivos e restrições injustificadas das empresas, além de inconsistências quantitativas e valorativas nos itens de maior materialidade do orçamento, insuficiência de fundamentação em precificações e ausência de estudos específicos que são necessários para a fase de anteprojeto. Além disso, quanto à análise do modelo econômico-financeiro, notou-se que foram feitos cálculos utilizando médias com amplitude temporal inadequadas, além da ausência de explicações sobre algumas premissas.

A SEMOB/DF já apresentou quatro pedidos de prorrogação de prazo para manifestação junto ao TCDF. O último foi juntado ao processo no último dia 21 de setembro. Em 21 de setembro a Corte de Contas conheceu de Representação formulada pelo Deputado Distrital Rodrigo Germano Delmasso Martins, com pedido de medida cautelar, em virtude de possível irregularidade constatada no relatório final de consulta e audiência na Parceria Público-Privada (PPP), modalidade administrativa, para a construção, conservação e manutenção da Avenida das Cidades, além dos serviços concernentes à conservação e manutenção da infraestrutura urbana a ser executada nos imóveis objeto do contrato. Na oportunidade foi aberto prazo de 05 (cinco) dias úteis para manifestação da SEMOB/DF. No dia 23 de setembro, o conselheiro relator concedeu prazo de cinco dias úteis para manifestação da Secretaria, a contar da notificação oficial. Em 03.10.2022 a jurisdicionada encaminhou a sua manifestação, a qual será objeto de análise pelo corpo técnico deste Tribunal.”

 

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.