Robótica Educacional prepara crianças para o futuro

// Robótica Educacional prepara crianças para o futuro
Na “Era da Informação”, a adoção de novas tecnologias como ferramentas pedagógicas deixou de ser tendência e passou a ser essencial para atender às necessidades dos nativos digitais. Por isso, a Escola Arara Azul implementou em 2017, em Águas Claras, a Robótica como disciplina para alunos, a partir do ensino fundamental 1. Como atividade, a Robótica Educacional permite trabalhar o método STEAM, que reúne conhecimentos em ciência, tecnologia, engenharia, artes, e matemática. Além disso, auxilia no desenvolvimento de raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e habilidades de comunicação de forma lúdica.
A coordenadora do projeto de Robótica da Escola  Arara Azul e pesquisadora em tecnologias da Universidade de Brasília (UnB), Andreia Falcão, explica que, daqui cerca de 20 anos, a maioria das profissões será com foco em inteligência artificial. Ademais, mesmo que a escolha profissional seja ser médico ou professor de educação física, todos devem aprender a se relacionar com a tecnologia. “Estamos no processo do movimento “maker”, uma espécie de cultura “faça você mesmo”. E o primeiro contato com a programação e os kits de robótica podem despertar o interesse de criar seus próprios projetos e formar cidadãos que pensam “fora da caixa”, diz.
Além do mais, essa nova prática traz para a educação uma nova realidade, onde o aluno passa a ser autor do seu próprio conhecimento e criatividade. “Essa proposta pode influenciar diretamente no meio em que o indivíduo está inserido, e possibilita a busca de soluções para os problemas que afligem a humanidade”, destaca a pesquisadora.
E o impacto da robótica no ensino vai além das disciplinas. De acordo com a mantenedora da Arara Azul, Êunia Maria, a escola incentiva a inovação e a cultura maker, mas também prepara os alunos para a vida. “Nossos pequenos aprendizes deixam de ser apenas consumidores para criar, resolver problemas e propor soluções. E isso aumenta a autoestima significativamente”, explicou. Em conclusão, ao final do ciclo de aprendizagem, a escola apresenta uma Mostra de Robótica com os projetos desenvolvidos pelos alunos.

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram que você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Para participar do nosso grupo de whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected] ( Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.