Projeto Via Interbairros volta a ganhar força no governo Ibaneis

//Projeto Via Interbairros volta a ganhar força no governo Ibaneis

foto: Josemar Gonçalves

Projeto antigo que ligaria Samambaia ao Plano Piloto e passaria também por Águas Claras voltou a ganhar força no novo governo. A obra, se concretizada, seria uma maneira de ajudar a desafogar o trânsito.

O projeto Via Interbairros está previsto no PDOT (Plano Diretor de Ordenamento Territorial) desde 1997. Entretanto, tem caminhado a passos lentos, e foi consolidado em 2009. A ideia é fazer uma via de ligação partindo da Samambaia e indo até o Setor Comercial Sul, com 26 km de extensão. Além disso, a via passaria por Taguatinga, Águas Claras, Park Way e Guará. Além da via, o projeto prevê para a área empreendimentos imobiliários destinados a moradia, comércio e lazer.

Todavia, para viabilizar o projeto, é necessário enterrar fios de alta e média tensão de Furnas, que se encontram no área que seria destinada ao empreendimento. Durante o governo de Rodrigo Rollemberg o projeto recebeu o nome de TransBrasília e caminhou de forma lenta. Porém o governador Ibaneis Rocha quer tirar o projeto bilionário do papel.

Confira abaixo imagens do trajeto previsto no Interbairros/TransBrasília.

Tramites iniciais

 

Os tramites de orçamento, projeto básico, comissão de licitação, edital e minutas foram encerradas recentemente. Atualmente o projeto está em fase de definições técnicas e de regulamentação das obrigações das partes necessárias para realizar o enterramento e manutenção das linhas de média e alta tensão de Furnas. O valor do projeto já é previsto em cerca de R$ 2,5 bilhões. Entretanto o Interbairros ainda precisa passar por diversos processos para ser concretizado.

É necessária a manifestação do órgão ambiental; a aprovação do modelo de negócio público-privada pela Terracap; a manifestação da Controladoria Geral e da Procuradoria-Geral do DF; e a definição dos requisitos técnico-regulatórios acerca das fiações de Furnas. Todavia, mesmo quando isso tudo se concretizar, o processo precisará ser submetido à deliberação do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas. Em seguida, precisará ser encaminhado ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

 

Concretização

 

Apesar de todo o processo necessário para concretizar o projeto Interbairros, o governador Ibaneis afirma que está interessado em tocar o projeto adiante. Ele acredita que essa seria uma ótima forma de desafogar o trânsito e beneficiar moradores de diversos locais do DF. Em virtude disso, ele afirmou que a equipe de transição manteve contato com a Aneel (responsável pela linha de tramissão que passa no trajeto da via) e busca recursos para concretizar o projeto. Assim também, Ibaneis se reuniu com o atual Ministro de Minas e Energia para pedir auxilio para o enterramento dos cabos de transmissão de energia.

Em contrapartida, alguns especialistas afirmam que ainda há muitas dificuldades para viabilizar a obra. Apesar do projeto ter potencial para beneficiar muitas pessoas, ainda falta certa clareza com relação a operação. Dessa forma, será preciso aguardar e fiscalizar o andamento do projeto nos próximos anos. Ademais, torcemos para que ele concretize de forma a beneficiar a população.

 

 

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected] ( Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.