Primeiro dia de Enem em Águas Claras

//Primeiro dia de Enem em Águas Claras

Neste domingo (04), ocorreu a primeira aplicação da prova do Enem em todo o Brasil. Em Águas Claras também houve aplicação da prova em alguns locais.

Desde o ano passado (2017), o ENEM passou a ser aplicado em dois fins de semana distintos. Ademais, as provas são aplicadas no domingo e geralmente sempre no período do início do mês de novembro. Desse modo, no último domingo (04), ocorreu a primeira aplicação da prova. Nesse primeiro dia, a duração da prova é de cinco horas e meia, e as questões aplicadas são das áreas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Além disso, ocorre também a aplicação da redação.

No DF, para se adaptar a aplicação do ENEM, os horários do metrô foram alterados nos dias de prova. O funcionamento regular que seria de 7hs ás 19hs, ganhou uma hora a mais. Com isso, tanto nesse domingo (04) quanto no próximo (11), o funcionamento vai de 7hs ás 20hs. Dessa forma, o participante que dependia do transporte público pode usufruir dos trens para voltar pra casa, visto que o horário limite para finalizar a prova no primeiro dia era as 19hs. Já no próximo domingo (11), o horário de encerramento das provas será as 18h30.

Além disso, esse ano o candidato precisou se atentar ainda mais aos horários. Acontece que no mesmo dia em que ocorreu a primeira aplicação das provas, iniciou-se o horário de verão. Com isso, todos os relógios precisaram ser adiantados em 1h. Dessa forma, quem não se atentou a mudança dos horários pode ter sido prejudicado na chegada no local de provas.

Em Águas Claras, o clima nos locais de aplicação estava tranquilo. Os candidatos chegaram dentro do horário e não houve grande tumulto. Contudo, próximo aos locais onde as provas estavam sendo aplicadas, o trânsito de carros se intensificou, porém nada muito além do esperado. Além disso, nos locais de aplicação era possível visualizar diversos vendedores ambulantes vendendo produtos como água e canetas. Da mesma forma, haviam diversas escolas e universidades que mandaram pessoas para fazer panfletagem nos locais.

Acerca do tema da redação, o tema escolhido pelo INEP foi: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Para especialistas, o tema condiz bastante com a realidade do país nos dias de hoje. Dessa forma, não foi um tema surpreendente, já era muito esperado. Entretanto, o tema não foi visto como fácil. É importante que os candidatos tenham se atentado aos textos de apoio e as palavras-chave. Além disso, não ter somente se baseado em suas opiniões próprias, especialmente no que diz repeito a política.

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram que você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Para participar do nosso grupo de whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected] ( Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.