Ponte da EPTG passará por intervenção preventiva devido ao período chuvoso
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou nesta terça-feira (21/1) uma série de vistorias nas pontes das rodovias do DF com o objetivo de realizar manutenções preventivas e corretivas devido ao intenso período chuvoso. A primeira intervenção identificada ocorre na ponte sobre o Córrego Samambaia, na DF-085 (EPTG), no Km 8,3, marginal sul, no sentido Taguatinga-Brasília.
Assim, motoristas que utilizam a marginal sul e saem pela terceira saída de Águas Claras deverão seguir um desvio sinalizado que os direcionará diretamente para a EPTG. Já aqueles que trafegam pela EPTG e precisam acessar a marginal sul para entrar na DF-079 (Estrada Parque Vicente Pires/EPVP), devem fazer o desvio antes do Viaduto Israel Pinheiro.
A intervenção se faz necessária devido ao início de um processo erosivo identificado na saída da ponte, causado pelas fortes chuvas, o que pode comprometer a pavimentação asfáltica. Além disso, para a execução dos serviços, o trecho ao redor da ponte será interditado, com a implementação de desvios, que estarão em funcionamento a partir das 10h desta terça-feira. Esses desvios foram planejados para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos motoristas.
Além disso, a obra será realizada pelo próprio DER-DF, com equipes e equipamentos da autarquia, e tem previsão de duração de 45 dias. Durante esse período, o órgão orienta os condutores a reduzirem a velocidade no trecho em obras para garantir a segurança de todos, incluindo trabalhadores e máquinas no local.
Por fim, além dessa intervenção emergencial na EPTG, o DER-DF tem intensificado a manutenção e recuperação de vias durante o período chuvoso, quando o volume de água acelera o desgaste das rodovias. O órgão também realiza ações preventivas para assegurar a segurança dos motoristas e minimizar os impactos das intempéries. O DER-DF reforça a importância de atenção redobrada aos desvios e sinalizações implantadas para minimizar os efeitos no tráfego da região.
Área com as marcações que especificam os pontos de intervenção
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Alguém avisa ao DER que eles deveriam aumentar a faixa de aceleração de acesso à EPTG, logo após a gambiarra que fizeram na saida nova. Como os carros já saem direto na via principal, têm que reduzir a velocidade e até parar para ingressar com segurança. Se tivesse uma faixa de aceleração (acostamento) mais alongada, evitaria isso.