PM salva bebê engasgado
Na noite desta terça-feira (18), por volta das 20h45, o Subtenente Colzani, do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), salvou a vida de um bebê de seis meses que estava engasgado com um pedaço de plástico, em um condomínio em Águas Claras.
Inicialmente, o policial estava no local para entregar um documento ao síndico. No entanto, ele percebeu uma movimentação agitada. Diante disso, ao se aproximar, viu um casal desesperado com o filho no colo. Nesse momento, o porteiro solicitou ajuda e, ao compreender a gravidade da situação, o Subtenente retirou o capacete para ouvir melhor e, em seguida, orientou o pai a entregar o bebê para ele.
Sem perder tempo, o militar iniciou a manobra de desobstrução das vias aéreas. Ainda assim, mesmo com o bebê chorando, havia sinais de obstrução. Em determinado momento, uma moradora tentou verificar o pulmão da criança. Contudo, a situação exigia continuidade na manobra. Assim, com precisão e perseverança, o Subtenente conseguiu remover um pequeno fragmento de tampa de copo descartável.
O alívio veio logo depois, quando o bebê finalmente conseguiu respirar normalmente. Durante todo o procedimento, a criança olhava atentamente para o policial. Depois da ação bem-sucedida, o bebê permaneceu no colo do militar até ser entregue à mãe. Por fim, a rápida e eficiente intervenção do Subtenente Colzani foi essencial para garantir a segurança da criança antes da chegada da equipe de emergência.
Importância da manobra de desengasgo
Saber como realizar a manobra de desengasgo pode fazer a diferença entre a vida e a morte em situações de emergência. Especialmente em bebês e crianças pequenas, que são mais vulneráveis a engasgos, a técnica correta pode desobstruir as vias aéreas rapidamente e evitar complicações graves. Por isso, é fundamental que pais, responsáveis e profissionais da área da saúde recebam treinamento adequado para agir com segurança e eficiência em momentos críticos.
Em caso de engasgamento, ligue imediatamente para o SAMU (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193). Ambas as equipes estão preparadas para atender emergências e orientar sobre os primeiros socorros até a chegada do socorro especializado.
*com informações da PMDF.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link https://dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp/
Além disso, participe do canal no Telegram de notícias e bastidores – https://t.me/dfaguasclaras
Grupo DFÁguasClaras no Telegram. Envie e-mail solicitando o acesso: [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: https://www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Youtube: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.