Pet na guia! É opção ou obrigatoriedade?
Pet na guia! É opção ou obrigatoriedade?

Águas Claras-DF é uma cidade com alto número de cachorros. E o Pet na guia, é opção ou obrigatoriedade? Embora haja opiniões diversas sobre o assunto, existe a Lei Distrital nº 2.095/1998 que sanciona como dever do tutor manter seu animal nas vias e logradouros públicos com equipamento de contenção, sendo proibida a permanência dos pets soltos nestes locais. Entretanto, infelizmente não são todos que cumprem a lei.

Confira abaixo o depoimento de uma moradora

Bárbara Marques, 52 anos, é moradora de Águas Claras-DF e reside próximo ao Parque Ecológico de nossa Região Administrativa. Ela nos relatou que costuma ir ao parque todas as manhãs praticar Yoga e por diversas vezes observa cães circulando sem estarem na guia. Bárbara tem grande amor pelos animais e se preocupa com o fato de muitos tutores passearem com seus pets sem o uso das guias, pois isso representa perigo ao cão e as pessoas. Diante disso, a moradora vivenciou como vítima o grande risco que é o cachorro estar sem contenção. Confira abaixo seu relato:

“No inicio de maio fui interrompida em minha prática de Yoga por um cãozinho filhote de uma raça grande. Ele veio brincar…mas mesmo assim me machucou bastante nos braços. Tive que encerrar minha atividade e voltar pra casa, pois o sangramento demorou muito a estancar. Imagino que da mesma forma, esse mesmo filhote poderia ter causado um acidente maior a uma criança ou até mesmo a ele se um outro animal o atacasse.”

 

Para concluir nosso tema

Refletindo sobre nosso tema: “Pet na guia! É opção ou obrigatoriedade?” Bárbara acredita que se existe uma legislação que obriga um cão a estar na guia é porque fatos, como o que lhe aconteceu, e até piores já devem ter acontecido. Por fim, conclui dizendo que gostaria muito que a administração do Parque fosse mais efetiva a esse respeito e os tutores mais responsáveis na condução dos seus animais.

 

Qual seria a solução?

Diante disso, é imprescindível o bom senso por parte dos tutores em relação a passear com seus pets na guia, visto que há uma lei para tal fator. Além disso, é essencial o debate sobre novos espaços de interação entre os cães para que apenas neste recinto eles possam ficar soltos. Tal exemplo, seria a construção de Parcães no Parque Ecológico de Águas Claras, em razão de ser um lugar onde há grande presença de pets tal como no Parque Sul que está em processo da finalização de entrega. Qual a opinião de vocês sobre o assunto?

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.