Parque de Águas Claras conta com viveiro feito por voluntários

Viveiro no Parque de Águas Claras

Há 6 anos, um grupo chamado “Voluntários do Parque” surgiu em Águas Claras, em busca de realizar limpezas no parque e ajudar a mantê-lo bem cuidado. Hoje, o grupo já conta com mais de 100 membros e um viveiro construído próximo à administração do Parque, estrutura feita pelos voluntários e pelo órgão responsável pelo Parque, o IBRAM.

Rosa Coalho, é uma das fundadoras do grupo. A equipe do DFÁguasClaras esteve no local para acompanhar um pouco da rotina dos voluntários.

Forma de se conectar com a natureza

“Cada um aqui tem a sua vida pessoal, seus problemas, e o serviço voluntário em busca de melhorar cada vez mais o viveiro serve como uma terapia para muitos aqui. A conexão com a natureza muda a vida das pessoas” relata Rosa.

No viveiro, os voluntários produzem mudas de plantas, árvores e distribuem para outros locais, e realizam também plantios no próprio Parque Ecológico.

Paulo Lopes, de 73 anos, é aposentado e morador de Águas Claras, e participa do grupo de voluntários. Ele contou como a experiência faz diferença em sua vida.

“Antes eu ficava sozinho em casa, sem me exercitar, aqui eu ajudo a natureza e ainda melhoro minha saúde física e mental”

Voluntários ajudaram Parque depois de incêndio

Em 2019, um incêndio aconteceu no Parque Ecológico, e com as mudas produzidas no viveiro, os voluntários, em conjunto com o Ibram (Instituto Brasília Ambiental), conseguiram realizar diversos plantios em busca de recuperar parte da vegetação perdida.

Viveiro em fase de regularização

O grupo de voluntários possui uma solicitação em andamento em conjunto ao Ibram em busca de regularizar a área, para ter o uso formal do espaço. Segundo o Ibram, o Termo de Parceria está em fase de elaboração. Ainda, informalmente, os Voluntários do Parque são responsáveis pela manutenção e cuidado do viveiro.

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.