Obras viram possíveis focos de dengue e ameaçam a saúde pública

Águas Claras é uma região administrativa do Distrito Federal que está constantemente com obras acontecendo. Sejam de prédios, novas áreas comerciais, parques, praças, unidades de saúde e centros educacionais; o local, que já foi considerado o maior canteiro de obras da América Latina, segue crescendo. Atualmente a cidade tem a maior densidade demográfica no DF, com mais de 14mil pessoas por quilômetro quadrado e mais de 700 edificações.

Nesse sentido, aumentam também os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e da mesma forma, a preocupação da população em relação a uma doença tão séria, como a dengue. A construção civil e os canteiros de obras estão sempre favoráveis ao acúmulo de água, e ocasionalmente se tornando criadouro do inseto, transmissor do vírus da dengue, Chikungunya e Zika.

Recentemente moradores da Rua 24 Sul nos enviaram relatos pedindo ajuda. Conforme informações, houve crescimento na presença de mosquitos na região, que possui atualmente três obras próximas em andamento. Constatamos que duas delas com água parada e entramos em contato com cada uma, para entender melhor a situação.

Primeiramente entramos em contato com a Soltec Engenharia, responsável por uma das obras na Rua 24 Sul de Águas Claras. A construtora nos informou que, tanto as piscinas como a laje impermeabilizada estão passando por testes, mas estão sendo devidamente tratadas com a aplicação semanal de cloro.

Entramos em contato também com a Embre Engenharia, responsável por outra construção na Rua 24 Sul, porém, até a postagem dessa matéria, a empresa não se pronunciou sobre o assunto.

Em períodos de chuvas, por vezes ocorrem possíveis pontos de acúmulo de água. Além disso, na construção civil, prováveis criadouros aparecem em reservatórios, baldes, lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes, fossos de elevadores, entre outros pontos. No entanto, as obras não são os únicos focos de dengue. Anteriormente, em 2024, vivemos no Brasil uma epidemia de dengue.

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até outubro de 2024 o Brasil registrou mais de 6milhões de casos prováveis de dengue. Com coeficiente de incidência de 3.221,7 por 100mil habitantes, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia, taxas acima de 300 por 100mil habitantes. Além disso, infelizmente, mais de 5mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Membro do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o infectologista Antonio Carlos Bandeira destacou que os números da dengue devem ter um aumento de casos no início de 2025.

“O pico da doença deverá ocorrer de março a abril. De maio em diante, a tendência é cair.”

A princípio, o Ministério da Saúde recomenda que seja feita supervisão em casa, ao menos uma vez por semana, para encontrar possíveis focos de dengue. Assim, caso encontre larvas ou ovos do mosquito, o descarte deve ser feito na terra, em seguida os recipientes devem ser higienizados com água e sabão. Afinal, criadouros de larva do mosquito, facilitam a sua proliferação.

 

Principais focos de dengue:

– Caixas d’água

– Calhas e lajes da casa

– Vasos de plantas

– Sacos de lixos abertos

– Garrafas plásticas destampadas

– Piscinas descobertas e sem o tratamento adequado

– Ralos e pias

– Bebedouros de animais de estimação

– Bandeja externa da geladeira

– Cacos de vidro em muros

– Pneus velhos (com acúmulo de água)

 

Como eliminar focos de dengue:

Sobretudo, a forma de eliminar focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti é impedindo o acúmulo de água nos recipientes ou mantendo eles limpos e fechados adequadamente. Assim, evite também jogar resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua.

 

Sintomas que podem ser de dengue:

– Dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos

– Fadiga

– Febre alta

– Náuseas

– Manchas na pele

Em síntese, caso esteja com suspeita de dengue, primeiramente consulte um médico. Logo, não se automedique, pois determinados remédios são contraindicados para uso durante o período em que estiver com a doença.

Todavia, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), a campanha de vacinação contra dengue no Distrito Federal é exclusiva para todas as crianças e adolescentes de 10 anos completos a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Em suma, o imunizante já está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim também, outra estratégia fundamental para a prevenção é o uso de repelentes nas áreas expostas do corpo.

 

Confira os locais mais próximos de vacinação contra dengue:

UBS 1 Areal
Horário: das 8h às 17h – de SEGUNDA a SEXTA-FEIRA (exceto feriados)
Endereço: QS 5 – Av. Areal

UBS 1 Vicente Pires
Horário: das 8h às 17h – de SEGUNDA a SEXTA-FEIRA (exceto feriados)
Endereço: Rua 4C Chácara 12 – Colônia Agrícola Samambaia

UBS 1 Taguatinga
Horário: das 8h às 17h – de SEGUNDA a SEXTA-FEIRA (exceto feriados)
Endereço: QNG 18/19

UBS 2 Taguatinga
Horário: das 8h às 17h – de SEGUNDA a SEXTA-FEIRA (exceto feriados)
Endereço: Praça do Bicalho

 

Para denunciar um local com foco de dengue, você pode:

Ligar para o telefone 162 da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal ou acessar o site do Participa-DF (www.participa.df.gov.br).

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link https://dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp/
Além disso, participe do canal no Telegram de notícias e bastidores – https://t.me/dfaguasclaras
Grupo DFÁguasClaras no Telegram. Envie e-mail solicitando o acesso: [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!

Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: https://www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Youtube: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *