O Trabalho Do Psicopedagogo Na Escola

/, Notícias da Cidade/O Trabalho Do Psicopedagogo Na Escola

Psicopedagogia, Escola e Aprendizagem

Marise Teixeira – Psicopedagoga

O trabalho de psicopedagogia dentro das creches e escolas é um campo de estudo que vem se desenvolvendo como ação preventiva de muita importância. Ela tem por objetivo transformar a realidade escolar.

O trabalho do psicopedagogo é resolver ou evitar os conflitos na trajetória escolar, ele poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e auxilia no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam às dificuldades da construção do conhecimento. Pois, consideramos que é na escola que as crianças adquirirem conhecimentos para que possam viver em sociedade. O psicopedagogo realiza o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo de aprendizagem dos alunos e orienta o professor e a todos do corpo docente, indicando a melhor forma de lidar com a situação. O psicopedagogo deve auxiliar o professor e demais profissionais nas questões pedagógicas e psicopedagógicas, orientar os pais,  intermediar trabalho da direção com todos os integrantes da instituição e principalmente, ajudar o aluno em toda e qualquer situação.

ENCAMINHAMENTOS – O trabalho do psicopedagogo institucional tem caráter preventivo e, se houver necessidade, ele irá encaminhar a criança para outros profissionais tais como: neurologista, fonoaudiólogo e psicólogo.

As dificuldades de aprendizagem possuem várias causas. Antes de rotular uma criança com este ou aquele ‘’distúrbio’’ é necessário ter uma visão ampla da situação. Em alguns casos, basta um olhar sensível e experiente.

Deve haver uma relação de reciprocidade e troca mútua de conhecimentos entre Direção, psicopedagogo, professor e família, com o intuito de favorecer o processo de aprendizagem de crianças e jovens.

É importante que as instituições de ensino, pais e professores se atentem para a importância deste profissional e principalmente desenvolvam uma relação com este profissional que pode orientar os pais em tantas questões a respeito da educação e desenvolvimento infantil.

A Ciranda se destaca há oito anos, tendo em seu quadro a profissional Marise Teixeira que, clinicou por 16 anos em seu próprio consultório, lidando e tratando, crianças com dificuldades no processo de aprendizagem e hoje contribui para a formação das crianças no nosso espaço infantil.
Qualquer dúvida nos colocamos à disposição e deixamos o convite para que vocês conheçam nosso espaço.

www.cirandadf.com.br

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.