O QUE EU FAÇO COM LIXO VERDE

//O QUE EU FAÇO COM LIXO VERDE
O QUE EU FAÇO COM LIXO VERDE

Você sabe a forma certa de descartar os restos de podas de árvores e plantas do seu jardim? Esse material, chamado lixo verde, não deve ser jogado na rua, nem junto ao lixo orgânico ou reciclável.

O QUE EU FAÇO COM LIXO VERDE
O QUE EU FAÇO COM LIXO VERDE

Isso porque ele pode ser bem melhor aproveitado se for tratado de maneira adequada. Pela Política Distrital de Resíduos Sólidos, a coleta e a destinação correta do lixo verde é de responsabilidade de quem o produz. A Novacap só assume essa função para evitar o acúmulo do material.

Então o que fazer com o lixo verde?
veja aqui os pontos de coleta –> https://goo.gl/7WkUtj. Também é possível pedir para a Novacap recolher o material, por meio do telefone 162. Quem mora em outras regiões administrativas fora do Plano Piloto, deve entrar em contato com a administração regional e solicitar a retirada do lixo verde.

Depois de recolhido, o material de poda é levado ao Viveiro II da Novacap, onde galhos e folhas são triturados para compostagem e transformados em adubo. Já os troncos são leiloados e usados para a produção de calor em fornos de padarias, pizzarias ou olarias, por exemplo. Granjas também utilizam o material para aquecimento dos criadouros de aves.

Saiba mais: https://goo.gl/7WkUtj

Cerca de 150 metros cúbicos de resíduos de poda de árvores, como troncos, galhos e folhas, são produzidos por semana pela população do Plano Piloto. Do total, 60 metros cúbicos — o equivalente a seis caçambas cheias — são recolhidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil

(Novacap). Apesar de se tratar de um volume significativo, o lixo verde retirado pode ser mais bem aproveitado se tiver destinação adequada.

Em muitos casos, os cidadãos fazem a limpeza por conta própria e não informam onde está o material. “Infelizmente, a maioria das pessoas lança o lixo verde em qualquer lugar”, afirma o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha.

Outro problema comum é a mistura de galhos, troncos e folhas com outros tipos de lixo, como plásticos, vidros e rejeitos domésticos. “As pessoas veem os galhos e jogam lixo doméstico, reciclável. Até sofá costumam jogar”, conta Ervilha. Com isso, o material não pode ser reaproveitado como adubo, por exemplo, no Viveiro II da Novacap.

Baixe grátis o aplicativo DFÁguasClaras
Para Play Store – Sistema Android
Para Iphone – Sistema IOS
Participe do Grupo de WhatsApp DFÁguasClaras – Envie nome e telefone para [email protected]

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.