O meu carro sumiu! Aprenda a distinção entre roubo e furto, saiba o que deve ser feito e como se precaver.

/, Colunistas/O meu carro sumiu! Aprenda a distinção entre roubo e furto, saiba o que deve ser feito e como se precaver.

Além do(s) aborrecimento(s) previsível(is) de ficar sem carro, a chance é real de “contrair” multas e ser imputado em condutas sob o rigor da lei penal, mesmo sem ter dado azo à tais eventos.

E como, de acordo com a lei, podemos diferenciar o roubo do furto? É caso de roubo quando há a apropriação do veículo, com o emprego de violência física ou psicológica. É caso de furto quando a apropriação do veículo ocorre sem o consentimento e sem o uso de violência.

E o que deve e pode ser feito nessas situações descritas? Primeiramente as providências simples e eficazes a partir de uma simples pergunta: o seu carro está segurado? Em caso afirmativo ligue imediatamente para a sua seguradora e para a polícia no 190. Quando estiver seguro, informe a ambos sobre o furto ou roubo. Após essa comunicação prévia encaminhe-se para a delegacia e registre um boletim de ocorrência (BO). Se houver alguma testemunha por perto, peça a sua ajuda para descrever com o máximo de detalhes como tudo ocorreu. O BO servirá para dar entrada ao pedido de indenização junto à sua seguradora.

Quando contactar a seguradora?
O mais rápido possível. O mais prático é entrar em contato com o seu corretor diretamente. Caso não encontrem o seu veículo, será necessário o envio de outros documentos para a indenização, como: Carteira de motorista; Documentos do carro; Documentos do seguro. Se não houver contato via corretor, ligue para a seguradora e faça o processo pelo telefone ou e-mail, com o envio da documentação.

Como acompanhar as investigações da polícia e a situação do veículo na Polícia Civil? Informe o número da PLACA ou do RENAVAM e você poderá obter informações sobre a situação do veículo nos arquivos da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos no seu Estado.

O veículo foi encontrado. Como agir?
Se o veículo for encontrado pela polícia, entrarão em contato com você para ir buscá-lo. É importante que todos os documentos do veículo estejam em ordem para a sua liberação.

E a prevenção?
Itens de segurança: corta-corrente (dispositivo que impede o veículo de dar a partida — é o famoso “segredo”. Alguns, permitem que o veículo até rode antes de parar definitivamente o que evita o confronto com os ladrões); rastreamento veicular (ajuda a polícia a localizar o seu carro por um sinal de satélite GPS é possível obter a posição exata do automóvel naquele momento); e seguro automotivo (a maneira mais eficaz é deixar o veículo segurado).

2 Comments

  • Bom dia,
    Vendi para um primo meu carro, o meu primo vendeu para outro primo que se acidentou e acabou falecendo mas o carro continua em meu nome.
    O carro ficou destruído, meu primeiro primo que comprou é mecânico e acabou desmontando ou reformando sei lá ele menti muito é todo enrolado, so sei que eu não tenho as placas e o chassi, resumindo sumiu com o carro.
    Oque devo fazer para dar baixar neste carro? Posso abrir um B.O. com furto ou roubo?

    Rodney de Paula Silva 03.04.2018
    • Faça o boletim de ocorrência em primeiro lugar! Perante o Detran você continua como responsável pois a baixa não ocorreu!

      Nataly Rocholl 03.04.2018

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.