Novo modelo de coleta de lixo no DF é implantado

/, Serviços/Novo modelo de coleta de lixo no DF é implantado

Novo modelo de coleta de lixo no DF é implantado

Nesta quinta-feira (10) o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realiza transformações nos serviços prestados no Distrito Federal. Um novo contrato assinado unifica ações em toda a capital com modernizações e planejamentos semelhantes às estratégias utilizadas em países de referência no tratamento de resíduos. No total, cerca de 2,5 mil toneladas de lixo são produzidas, todos os dias, na capital, números preocupantes Por isso, a modernidade em equipamentos e em visões administrativas são implementadas e prometem ganhos financeiros e ambientais, com um modelo que prevê economia de cerca de R$ 400 milhões dos cofres públicos, segundo o órgão.

Umas das primeiras mudanças passa pela coleta alternada. Até esta quinta-feira (10), 35% do DF ainda tinha recolhimento diário, mas a metodologia não favorecia avanços. “Em algumas regiões, a coleta era realizada de forma alternada, como Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Mas, em outras, esse trabalho era diário. Hoje, estamos unificando, e vamos recolher o lixo dia sim, dia não. Isso é uma tendência mundial, feita na Alemanha, Suécia e nos Estados Unidos, para citar alguns países”, explica Gustavo Souto Maior, diretor adjunto do SLU e especialista em gestão ambiental.

Haverá redução de gastos de viagens de caminhões, redirecionamento de funcionários e aplicação em sistemas que diminuem os problemas do acúmulo de lixo no DF.

Outra novidade dos novos contratos é a ampliação da coleta seletiva. Atualmente, cerca de 52% da capital recebe o serviço de recolhimento e transporte de materiais como papel, papelão, plástico, isopor e metal. A ideia do Governo do Distrito Federal (GDF), no entanto, é ampliar esse benefício para toda a capital nos próximos seis meses. Apenas algumas áreas rurais devem ficar de fora, pois o recurso investido no serviço para alcançá-las seria maior do que as vantagens econômicas, mas todas as regiões administrativas serão contempladas.
Com o modelo, todo o material que pode ser reutilizado passa por triagens e é comercializado pelas cooperativas de catadores, gerando trabalho e renda, minimizando a extração de recursos naturais para fabricação de novos produtos e reduzindo gastos com aterramento de resíduos. Também serão realizada limpeza de ruas, pintura de meios-fios e fiscalizações serão auxiliadas por máquinas novas.
Próximas instalações
21 mil 
Total de cestos de lixos
382 
Quantidade de contêineres enterrados
244 
Pontos de entrega voluntária de lixo para coleta
Faça a sua parte
» Condomínios residenciais devem colocar resíduos em contêineres nas cores verde para coleta seletiva e cinza para coleta convencional;
» Embale vidros em jornal ou coloque em caixas ou garrafas PET para evitar acidentes;
» Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos devem ser entregues em pontos de coleta no comércio. Medicamentos vencidos e seringas pode ser entregues em farmácias
ou em postos de saúde;

» Coloque o lixo em sacos resistentes e bem fechados;

» Recicláveis também podem ser entregues nos papa-entulhos;
Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.