Se engana quem pensa que o preconceito sobre os cuidados com certas questões de saúde, ronda apenas a saúde da mulher. Sabe porque?

 

A mulher, geralmente, vai ao ginecologista desde a sua primeira menstruação. E o homem? Ah ok, ele não menstrua, mas também tem suas mudanças na puberdade.

Essas mudanças, são encaradas como “normais”, pois desde cedo a sociedade eleva a máxima de que: “Os homens são mais fortes”.

Mas, até que ponto podemos generalizar essa frase?

Infelizmente, existem rótulos em nossa sociedade que não conseguimos mudar e que seguem de geração em geração. Isso sempre me preocupou, partindo do ponto de vista da saúde.

Diversos estudos realizados, mostram que os homens acabam se tornando mais suscetíveis a certas doenças, principalmente as crônicas e acabam tendo uma expectativa de vida menor que as mulheres, justamente por esse atraso e não preocupação em procurar os serviços de prevenção, como a atenção básica em saúde.

Partindo desses e outros dados, foi lançada uma portaria pelo Ministério da Saúde ( número 1.944 de 27 de agosto de 2009), que institui a Política Nacional de Atenção Integral á Saúde do Homem, visando a melhoria e incentivo á maior  procura masculina pelos serviços de saúde, com foco em prevenção de doenças e acidentes, assim como o tratamento das enfermidades já instaladas.

È fato que poucos tem conhecimento dessa portaria e outras campanhas, pelo  fato de não haver tanta divulgação e pela própria falta de interesse de muitos em pesquisar e entender melhor sobre sua saúde. São vários fatores que não conseguimos enumerar, mas que podemos tentar mudar, incentivando os homens a olharem mais pra si e conhecerem seu corpo, como sempre falo pras mulheres em minha página.

Seja qual for o problema, o custo do reparo é sempre maior que o custo da prevenção. E precisamos nos libertar de todo preconceito que cerque o nosso bem maior, que é a nossa saúde.

Por isso, homens, deixem qualquer preconceito ou medo de lado e cuidem da sua saúde. Realizem seus checkups anualmente para prevenir alguma possível doença. Aproveitem esse mês de campanha para se informar mais e se cuidar mais pelo resto de suas vidas, ok?

Eu sou Prof. Enf. Nádia Teixeira, Consultora em Saúde e temos um encontro marcado aqui, na coluna Café com Saúde toda quinta-feira a partir das 8h.

 

Instagram: @prof.nadia_cst

 

COMECE O SEU DIA COM MAIS SAÚDE E INFORMAÇÃO !!

 

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.