Mutirão de limpeza em Águas Claras inclui manejo ambiental em terrenos baldios

//Mutirão de limpeza em Águas Claras inclui manejo ambiental em terrenos baldios

Por representarem um risco à saúde e à segurança pública, cinco terrenos abandonados começaram a ser limpos e cercados em Águas Claras nesta quarta-feira (23). A ação faz parte do programa Cidades Limpas, coordenado pela Secretaria das Cidades.

Limpeza em terrenos

Após reclamação de moradores, a administração regional constatou que os espaços serviam para despejo de entulhos e esconderijo de criminosos, além de apresentar risco de proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, ratos e escorpiões.

O primeiro lote a receber a ação fica no cruzamento da Rua 36 Sul com a Avenida Jequitibá. Foram feitos nesta manhã limpeza, roçagem, poda de árvores, manejo ambiental e cercamento.

A administração regional estima que existam cerca de 20 terrenos abandonados em Águas Claras. Os cinco focados hoje têm prioridade por trazerem maiores riscos. Ainda haverá ações nas Quadras 33 Norte, na 101, na 102 e na Avenida Araucárias.

De acordo com a secretária Patrícia Lira, de 36 anos, moradora da região, o local está infestado de ratos, fato que ela observa sempre que desce com o cachorro. “Que bom que vão limpar, vai amenizar a situação”, comenta.

Síndica do prédio vizinho ao terreno infestado, Cristiane Fernandes diz que os moradores do prédio já entraram na Justiça por alguma solução para os problemas. Um deles é a erosão do terreno, com cerca de 15 metros de profundidade. “Colocar tapumes vai ajudar, pois o desnível é um perigo para quem passa por ali”.

O Cidades Limpas colhe as reclamações de moradores em reuniões preparatórias com órgãos como administrações regionais, Ouvidoria-Geral, Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e Diretoria de Vigilância Ambiental.

“A proposta é melhorar o ambiente onde as pessoas moram”, explica o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operação nas Cidades, Manoel Alexandre.

Limpeza em terrenos

A ação conta com apoio da administração regional, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Diretoria de Vigilância Ambiental e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

A 21ª edição do Cidades Limpas chegou a Águas Claras em 14 de agosto e segue até sexta-feira (25) com mobilização de 228 trabalhadores e 77 máquinas e equipamentos.

As ações prioritárias envolvem:

  • Retirada de entulho
  • Limpeza de terrenos vazios
  • Recolhimento de carcaças de automóveis
  • Poda de árvores
  • Tapa buracos
  • Instalação de quebra-molas
  • Capina e roçagem
  • Revitalização da iluminação pública

O governo identificou cerca de cem carcaças de veículos abandonados pelas ruas da região. Os proprietários foram notificados, e, caso os veículos permaneçam nas ruas, serão removidos pelas equipes do Cidades Limpas.

Lançado em novembro do ano passado, o programa já passou por 19 localidades: Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

Fonte: Agência Brasília

Participe do Grupo de WhatsApp DFÁguasClaras – Envie nome e telefone para: [email protected]

Veja a outra matéria sobre o primeiro caso que tivemos em Águas Claras, clique aqui
Matéria sobre o segundo caso: Clique aqui

Juntos, podemos fazer uma cidade melhor! Vamos participar!!!
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui
Baixe o Aplicativo da cidade de Águas Claras (Grátis)
Para Play Store – Sistema Android

No twitter siga: @DFAguasClaras
Instagram: DFÁguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta ter nosso app ou acessar  www.dfaguasclaras.com.br

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.