OPERAÇÃO PARA RETIRADA DE MORADIAS IRREGULARES EM ÁGUAS CLARAS

//OPERAÇÃO PARA RETIRADA DE MORADIAS IRREGULARES EM ÁGUAS CLARAS
morador-de-rua-4

Um problema recorrente que vem crescendo em Águas Claras porém ao mesmo tempo estamos presenciando o esforço das autoridades em sanar as moradias irregulares.

morador-de-rua-1
retirada de moradores de rua

A Administração Regional de Águas Claras junto à Agência de Fiscalização, Serviço de Limpeza Urbana, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil- Novacap, Polícia Militar e a Subsecretaria de Estado da Ordem Pública e Social do Distrito Federal começou uma grande operação nesta manhã (11), para retirada de moradia irregular em toda a região de Águas Claras (parte Vertical, Areal, Arniqueira e ADE).

morador-de-rua-5
Moradia irregular

A operação tem como objetivo coibir a moradia irregular e pessoas em situações de risco. Nos locais onde ocorreu a intervenção foi realizada a devida limpeza, evitando assim a proliferação de ratos e mosquito da dengue. A fiscalização para evitar esse tipo de prática será constante em todo o Distrito Federal

morador-de-rua-4
PM dando suporte as retiradas de moradores de rua
morador-de-rua-2
Pertences de moradores de rua

Problemas relacionados à moradia no Brasil

As moradias precárias, como as favelas, são acompanhadas pela ausência de infraestrutura. Para o crescimento de qualquer cidade se faz necessária a expansão de todo serviço público,como distribuição de água, rede de esgoto, energia elétrica, pavimentação, entre outros.

As áreas urbanas onde vivem as famílias pobres, geralmente, são desprovidas de escolas, postos de saúde, policiamento e demais infraestruturas. Em geral, favelas e demais bairros marginalizados surgem de modo gradativo em áreas de terceiros, especialmente do governo.

Hoje, a alternativa de moradia para as pessoas carentes é a ocupação de terrenos periféricos de grandes cidades, onde o valor é baixo. Isso é provocado pelo fato dos moradores possuírem pequeno poder aquisitivo, desse modo, não podem pagar um aluguel em um bairro estruturado e muito menos adquirir uma casa ou apartamento nele. Além disso, nas grandes cidades os imóveis têm alcançado valores extremamente elevados, distantes da realidade de grande parte da população.

Naturalmente, a configuração das grandes cidades brasileiras é excludente, tendo em vista que marginaliza um grupo social desfavorecido, enquanto em algumas periferias formam-se bairros dotados de luxo, os condomínios fechados – que se constituem como verdadeiros guetos. Resultado de uma nação capitalista.
Publicado por: Eduardo de Freitas em Geografia humana do Brasil

Não deixe de participar dos assuntos da nossa cidade, pois você é muito importante para que Águas Claras possa crescer de forma ordenada e educada.

Baixe grátis o aplicativo DFÁguasClaras
Para Play Store – Sistema Android
Para Iphone – Sistema IOS
Participe do Grupo de WhatsApp DFÁguasClaras – Envie nome e telefone para [email protected]

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.