Em 1972 um avião chileno caiu na Cordilheira dos Andes e nunca mais foi encontrado. Os sobreviventes do acidente enfrentaram temperaturas baixíssimas, falta de comida, água, calor e esperança até tomarem a decisão de sair andando em busca de socorro. Dois deles caminharam dez dias em condições desumanas para, enfim, encontrar a ajuda que resultou no resgate de todos.

Há um documentário sobre essa tragédia disponível no Netflix  chamado “A Sociedade da Neve”.

Já o filme “Depois daquela montanha”, baseado no livro do americano Charles Martin, conta a história de Alex (Kate Winslet), uma jornalista destemida e desbravadora que, na véspera do casamento não consegue voltar para casa porque todos os aeroportos estão fechados por conta do mau tempo. Então, para chegar a tempo de se vestir de noiva, decide alugar um avião bimotor para leva-la para casa. No aeroporto conhece o médico Ben (Idris Alba) e propõe à ele ratear a viagem.

Aí acontece o inesperado: o bimotor cai nas montanhas geladas deixando apenas o casal e um simpático labrador abandonados no meio do nada a própria sorte.

O filme, dirigido pelo israelense indicado ao Oscar Hany Abu-Assad, segue a fórmula padrão com uma direção assertiva, porém sem riscos ou qualquer inovação.

Logo na primeira meia hora, por exemplo, sabemos que Ben é médico e que há comida no fundo do avião. Já é um bom começo. Diferentemente dos chilenos da vida real, Ben e Alex tinham fogo, comida, agasalho suficiente, telefone celular (sem sinal, mas tinham), abrigo e um cachorro , cujo instinto ajudou o casal em alguns momentos difíceis, como farejar comida, por exemplo.

O casal de atores Wislet e Alba são os verdadeiros protagonistas do filme. Se não fosse por eles, talvez a história parecesse mais inverossímil do que já é. É uma sucessão de clichês pra emocionar sem fim, técnica essa que eu , carinhosamente chamo de pega trouxa. E que muitos espectadores desavisados caem quando tiram o lencinho do bolso.

Ainda que a intenção do autor seja a de contar uma história onde a tragédia e o bom humor convivam com tanta facilidade, fico me perguntando o que os rapazes chilenos achariam dela.

“Depois daquela montanha” tem estreia prevista para o dia 1 de novembro em todos os cinemas.

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.