Mais um furto de cabos deixa moradores de Águas Claras sem energia e com prejuízos
Moradores da Rua 25 Sul, em Águas Claras, enfrentam falta de energia desde as 3h da manhã desta sexta-feira (28). O problema, de acordo com a Neoenergia, responsável pelo fornecimento elétrico na região, ocorreu devido ao furto de cabos.
Diante dessa situação, os moradores enfrentam prejuízos significativos. Relatos indicam que eletrodomésticos queimaram e lâmpadas estouraram por causa dos picos de energia. Além disso, um prédio residencial na Rua 25 Sul registrou um princípio de incêndio, o que obrigou os moradores a evacuarem o local.
Prejuízos
Além dos danos materiais, a vulnerabilidade da infraestrutura elétrica preocupa os residentes. Um dos moradores afirmou que o transformador e os cabos estão em um local de fácil acesso, sem qualquer proteção.
“O prejuízo tem sido sentido por vários moradores, que perderam praticamente tudo em suas residências. E esses relatos não estão restritos apenas ao meu edifício, mas também aos edifícios vizinhos e a outros prédios da Rua 25 Sul”, afirmou.
Por outro lado, outro morador relatou que a Neoenergia recomendou desligar os disjuntores para evitar mais danos. No entanto, os picos de energia continuaram afetando os equipamentos, gerando mais transtornos.
Princípio de incêndio
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu a um chamado para controlar um princípio de incêndio em um apartamento no sétimo andar do Residencial Espanha. Segundo os bombeiros, a equipe conteve o fogo com o extintor da própria edificação e ventilou o local. Agora, a perícia investigará as causas do incidente.
Normalização da energia
Enquanto isso, a Neoenergia informou que suas equipes estão no local repondo os equipamentos roubados. No entanto, ainda não há previsão para o restabelecimento total da energia na região. A empresa ressaltou que o furto de cabos de energia é uma questão de segurança pública. Em resposta a essa situação, a Neoenergia tem colaborado com as ações de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) para combater esse crime em toda a capital federal.
A distribuidora também estabeleceu uma linha telefônica direta para a validação de serviços técnicos suspeitos realizados em sua rede e tem enviado mensalmente os dados das ocorrências registradas, o que não acontecia antes da concessão. Além disso, há uma linha direta com os delegados, o que facilita a comunicação rápida e eficiente entre os órgãos. A Neoenergia ainda realiza rondas nas regiões mais sensíveis para inibir as ações criminosas.
Cobrança por mais segurança
Diante da incerteza sobre a normalização do fornecimento, os moradores cobram mais segurança na rede elétrica, com a expectativa de que medidas mais eficazes sejam adotadas para evitar novos furtos e prejuízos.
Por: Rafaella Iack.
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!
Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp
Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras
Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!
Nos siga em nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: open.spotify.com
Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.