Uma saúde que não foge a luta. - DFÁguasClaras

Uma saúde que não foge a luta.

/, Notícias da Cidade/Uma saúde que não foge a luta.

Na semana onde comemoramos o dia do Enfermeiro, contabilizamos pelo menos 108 enfermeiros e técnicos em enfermagem mortos e mais de 4 mil contaminados no Brasil.

 

A Semana da Enfermagem é comemorada entre os dias 12 ( dia do Enfermeiro ) e dia 20 de maio ( dia do técnico e Auxiliar em Enfermagem ). Semana que tem sido marcada por protestos, mesmo que silenciosos, mas cheios de coragem para enfrentar até mesmo agressões.

Sou Enfermeira a 6 anos e ao longo da minha carreira, passei por muitos obstáculos. Enfrentei a crise do H1N1 e cheguei a ser contaminada. Mas nada se compara ao que estamos vivendo nesse momento.

Seja em qual área for, ser da saúde exige muita coragem e determinação, principalmente nas piores crises humanitárias que surgirem.

A luta por insumos básicos para atender principalmente pacientes com doenças infecto contagiosas como a Covid-19 tem sido desgastante. A preocupação em voltar para nossa casa sem ter sido contaminado é constante.

Por isso, reforço que o distanciamento social é algo extremamente necessário no momento. Ele ajuda a diminuir o número de contaminação em um pequeno espaço de tempo e com isso, não afogar a nossa rede hospitalar já antes encharcada.

A saúde é um direito básico de todo cidadão e um dever do Estado, mas parece que vivemos á anos na pele o quanto a teoria tem sido bela mas a prática tem sido dura e cruel com todos os profissionais e a população.

Aos meus colegas que se foram, o nosso muito obrigada por cada dia dedicado á salvas vidas. Cade um deles era o amor de alguém que hoje chora sua perda. Aos meus colegas que estão na luta, muita força para vencermos. Não percam a esperança!

E a vocês leitores, mantenham o distanciamento social e se precisarem sair de casa, não esqueçam a máscara e higienizem suas mãos! Nunca é demais lembrar né?

E também aguardo vocês toda quinta feira aqui, na Coluna Café com Saúde!

 

Por: Prof. Enf. Nádia Teixeira – Consultora em Saúde

Instagram: prof.nadia_cst

 

 

 

 

 

 

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.