Liberação de emenda para rede pública e volta às aulas no DF

//Liberação de emenda para rede pública e volta às aulas no DF

Dentre as medidas de combate à Covid-19 a deputada distrital Julia Lucy (Novo),  destinou R$ 1 milhão de reais para as escolas públicas. A emenda tem o objetivo de auxiliar as escolas na construção de lavabos e demais medidas higiênicas para o retorno às aulas previsto inicialmente para o dia 03 de agosto e adiado pela secretaria de educação para o dia 31 de agosto.

A deputada destacou em suas redes sociais um estudo alemão (Universidade de Dresden) que indicou baixa taxa de contágio em escolas. Segundo a pesquisa, apenas 0,1% dos alunos e professores testados apresentaram anticorpos para a Covid-19, sugerindo que as escolas não são propagadores do Covid-19 quanto alguns temiam.

O pesquisador Reinhard Berner informou em coletiva de imprensa, entre todas as amostras apenas 12 continham anticorpos. Assim, é possível que  alunos não só não acelerem a pandemia, mas “talvez até funcionem como um freio à infecção”. Além disso, os casos na escolas não desencadearam um surto, e a transmissão doméstica do Sars.cov-2 é muito menos dinâmica do que se pensava.

A conclusão do secretário de Educação da Saxônia(Alemanha), Christian Piwarz, a partir desses resultados é que as escolas estaduais podem reabrir normalmente no fim de agosto, após as férias de verão, respeitadas algumas condições, como o uso de máscaras protetoras e distanciamento social, sempre que possível.

Julia Lucy afirmou: “Para tornar a volta às aulas ainda mais segura, destinei R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a adaptação das escolas públicas do Distrito Federal aos protocolos sanitários dos órgãos de saúde, e tenho fiscalizado de perto as instituições de ensino, com especial atenção às nossas creches.⠀
Não podemos perder mais tempo na batalha contra os problemas da educação brasileira!”

 

 

 

As escolas públicas demoraram mais para a retomada do ano letivo em comparação com as escolas privadas, suspensas desde 12 de março, o ensino à distância retornou apenas no dia 13 julho, as aulas presenciais tem retorno previsto para o dia 31 de agosto segundo a secretaria de educação do DF e encerrá calendário letivo no dia 28 de janeiro.

O subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Eduardo Hage explica:

“Pelas nossas estimativas, já estamos no platô [estabilização de casos após o pico, a projeção é que, para setembro, a transmissão esteja bastante reduzida. Então, as medidas incluídas no protocolo seriam suficientes para assegurar proteção tanto para os profissionais quanto para os alunos”, afirma o subsecretário.

O secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, afirma que o retorno gradual vai permitir observar eventuais surtos da doença nas escolas, o que pode levar ao adiamento do calendário de reabertura. “O mais importante agora é preservar a vida, então nós faremos tudo de forma gradual e segura.

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal  anunciou o cronograma de retomada das aulas presenciais nas escolas públicas da capital, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Em decreto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou a reabertura a partir de 3 de agosto para a escolas da rede pública e a partir do dia 27/07 para as escolas da rede particular de ensino. No entanto, a pasta informou que o retorno ocorrerá a partir de 31 de agosto ( nas escolas públicas).

Veja cronograma abaixo:

  • 31 de agosto: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional
  • 8 de setembro: ensino médio
  • 14 de setembro: ensino fundamental II
  • 21 de setembro: ensino fundamental I
  • 28 de setembro: educação infantil
  • 5 de outubro: educação precoce e classes especiais

 

 

 

informações: uol, G1, SE-DF, Universidade Dresden

 

 

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.