fbpx

Imunização da 2ª dose da Coronavac será aplicada somente em 16 locais no DF

//Imunização da 2ª dose da Coronavac será aplicada somente em 16 locais no DF

Imunização da 2ª dose da Coronavac será aplicada somente em 16 locais no DF

 

Por Pablo Giovanni  | 📷 Foto: Breno Esaki/Agência Brasília

30/04/2021 10:55, atualizado às 10:58 de 30/04/2021 

 

A aplicação da 2ª dose da Coronavac no Distrito Federal será feita apenas em 16 locais no DF, devido à baixa de estoque. Em diversos estados e capitais do país, a aplicação da vacina produzida pelo Instituto Butantan no país foi suspensa, por conta do baixo repasse do Ministério da Saúde – responsável pela logística de distribuição de doses aos estados e o DF.

No começo de março, o Ministério da Saúde havia sinalizado positivamente aos estados para a aplicação de todo o estoque reservado para a segunda dose (D2) na primeira dose (D1). Vários estados seguiram a orientação técnica da pasta nacional e, com a não chegada de mais doses, atrasaram a aplicação correta das datas corretas do imunizante e suspenderam a vacinação. No DF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) não prosseguiu com a orientação do ministério e reservou doses para a segunda aplicação (D2).

“A Secretaria de Saúde do DF fez a reserva das doses para garantir a imunização completa dos públicos já atendidos com a D1. No DF, para estas pessoas, não faltará a D2. Sofremos muita pressão para mudar este posicionamento, mas a firmeza da decisão nos garantiu hoje maior tranquilidade”, disse.

Com o baixo número de doses repassadas que chegaram na manhã da última quinta-feira (29), a Secretaria de Saúde do DF restringiu os pontos de vacinação para otimizar a aplicação da D2. A mudança começa a partir de hoje e será feita até as 15h, nos pontos de vacinação definidos.

Para pedestres: UBS 2 da Asa Norte; UBS 1 Guará; UBS 1 Riacho Fundo II; UBS 1 Brazlândia; UBS 3 Ceilândia; UBS 5 Taguatinga; UBS 3 Recanto das Emas; e Quadra coberta ao lado da Adm. Regional – Praça Central.

Em drive-thru, apenas o Parque da Cidade, no Estacionamento 13. Em formato misto, Sesi do Gama, UBS 5 Planaltina e UBS 1 Sobradinho.

 

 

Orientações por parte do Butantan

A segunda dose, ou D2, da CoronaVac deve ser aplicada entre 21 e 28 dias após a primeira. No entanto, diversos municípios suspenderam a aplicação da D2 esta semana, entre eles oito capitais: Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, Macapá, Maceió, Natal, Porto Alegre e Porto Velho.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse na quarta-feira, durante entrevista coletiva, que não há problema em tomar a vacina após esse prazo.

“Mesmo que tome 15 dias, 20 dias ou um mês após a data prevista não há interferência no esquema vacinal. O importante é que tomem a segunda dose”, disse.

A posição de Covas, no entanto, não é referendada por especialistas.

“Ninguém sabe. O que podemos dizer, em termos de imunologia, é que uma ou duas semanas não deve ser problema. A partir daí ninguém sabe porque não testamos. Pode não ter impacto nenhum. Pode ser que tenha um impacto enorme, e tenhamos que reiniciar o esquema”, afirma Mauricio Nogueira, virologista e professor da Faculdade de Medicina em São José do Rio Preto.

 

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.