Ibaneis decide desmembrar Arniqueiras de Águas Claras e volta atrás logo depois

//Ibaneis decide desmembrar Arniqueiras de Águas Claras e volta atrás logo depois

Na última sexta-feira (4) o governador Ibaneis Rocha havia anunciado a criação de três novas regiões administrativas. Uma delas era Arniqueiras, que seria desmembrada de Águas Claras. Entretanto, em menos de 24hs o governador voltou atrás.

Após divulgar o nome da maioria dos novos Administradores Regionais, Ibaneis havia anunciado na sexta feira (4), que seriam criadas três novas Regiões Administrativas no DF. Dessa forma, seriam elas: Arniqueiras (desmembrada de Águas Claras), Arapoanga (desmembrada de Planaltina),  e Por do Sol/Sol Nascente (desmembrada de Ceilândia). O anuncio foi feito durante o lançamento do programa SOS DF. Trata-se de um programa que promete diversas mudanças para o Distrito Federal. Além disso, o governador afirmou ter dado prazo de 100 dias para que a equipe dele traga “resultados para os moradores”.

Após o anuncio, o secretário de Comunicação, Weligton Luiz Moraes, havia dito que uma edição extra do Diário Oficial do DF seria divulgada ainda na sexta para comunicar a mudança. O governador chegou a afirmar que estas três regiões estavam “abandonadas” pelo GDF. Entretanto, com a mudança elas passariam a ter autonomia funcionariam como novas regiões administrativas. Além disso, a criação de novas RAs era uma promessa de Ibaneis em sua campanha.

 

Mudança de planos devida a legislação

 

Em contrapartida, menos de 24hs após anunciar essa decisão, o governador voltou atrás através de um decreto. Acontece que o Poder Executivo não tem autonomia para criar novas regiões só por meio de decretos. A lei define que, antes, é preciso aprovar um projeto na Câmara Legislativa. Além disso, para ser aprovado é necessária maioria absoluta. Ou seja, metade mais um dos deputados com mandato, isto é, 13 distritais.

Com relação a essas regras previstas em lei, o governo afirmou que “está criando um grupo de trabalho para analisar as questões técnicas como, por exemplo, limites regionais, orçamento e razões, para a exposição de motivos”. A previsão é que o projeto esteja pronto até o fim do mês.

Lembramos que, o novo administrador de Águas Claras já foi divulgado pelo governador. O responsável pela administração de nossa cidade será Ney Robsthon Otaviano de Almeida. Confira mais aqui.

*Com informações do site G1

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected] ( Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

 

 

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.