fbpx

Ibaneis afirma que não faltará imunizantes para a aplicação da segunda dose no DF

//Ibaneis afirma que não faltará imunizantes para a aplicação da segunda dose no DF

Ibaneis afirma que não faltará imunizantes para a aplicação da segunda dose no DF

 

 

Por Pablo Giovanni  | 📷 Foto: Geovana Albuquerque/Divulgação

27/04/2021 22:46, atualizado às 22:47 de 27/04/2021 

 

Após o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmar que não há quantitativo para garantir o reforço da imunização a todos, em razão dos atrasos na importação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), o governador Ibaneis Rocha usou o Twitter para explorar um acerto na gestão da saúde do DF: o armazenamento da 2ª dose, já que em outros estados há a preocupação da não aplicação total do imunizante.

“A Secretaria de Saúde fez a reserva das doses para garantir a imunização completa dos públicos já atendidos com a D1. No DF, para estas pessoas, não faltará a D2. Sofremos muita pressão para mudar este posicionamento, mas a firmeza da decisão nos garantiu hoje maior tranquilidade”, disse, o governador no Twitter.

Há um mês, o ministério afirmava que havia passado aos estados e o Distrito Federal a orientação de aplicar todas as doses imediatamente como 1ª dose, já que a expectativa era pela chegada do IFA. A mudança causou resultados, já que o país avançou com a vacinação.

“Tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a 2ª dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as 2ªs doses para que se aplicassem. E agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose”, declarou Queiroga no Senado, nesta segunda-feira.

 

Novas doses

A ação de risco acabou acarretando problemas: estados já acusam a falta de doses para a imunização completa. Com o cronograma reduzido para o recebimento de doses, o país irá receber imunizantes da Pfizer na próxima semana.

Devido à necessidade de armazenar as vacinas a temperaturas mais baixas, a pasta deu uma orientação para utilizar esses produtos da Pfizer na imunização somente dentro das 27 capitais.

“Devido ao curto espaço de tempo, o Ministério da Saúde está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às 27 capitais do país.”

O imunizante precisa ficar armazenado a -20 °C, conforme a nova autorização da Anvisa, por até 14 dias. Posteriormente, quando colocados em refrigeradores comuns — entre 2 °C e 8 °C —, poderá permanecer até cinco dias, apenas.

 

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.