Homem é preso em flagrante por violação de medida protetiva

Na última sexta-feira (10), por meio do programa Viva Flor, a polícia efetuou a prisão em flagrante de um homem, em Águas Claras, por violação de medida protetiva. A mulher, inscrita no programa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), teve sua proteção assegurada com a captura de seu agressor, após o mesmo entrar sem autorização em área de exclusão determinada pelo Judiciário. Essa foi a primeira detenção, pelo programa, em 2025 e comprova a efetividade do sistema de proteção as vítimas de violência doméstica no DF.

A vítima deste caso era monitorada desde outubro de 2024 e neste mês de janeiro precisou utilizar um dispositivo de emergência, após constatar a proximidade de seu agressor à sua residência. Em seguida, uma equipe do programa acionou a Polícia Militar (PMDF), que conduziu o individuo a 21ª Delegacia de Polícia Civil (PCDF), onde acabou autuado em flagrante.

“Esse é o resultado da colaboração em rede que o Governo do Distrito Federal vem promovendo para fazer de nossa cidade um lugar mais seguro para meninas e mulheres. Estamos evidenciando que as medidas adotadas estão efetivamente contribuindo para que as mulheres se sintam e estejam protegidas. Não perdemos nenhuma das vítimas protegidas, ou seja, o sistema é eficaz”, afirmou Sandro Avelar (Secretário de Segurança Pública/DF).

Como o Viva Flor funciona?

O Viva Flor é um programa de segurança preventiva desenvolvido pela SSP-DF com o intuito de proteger mulheres que sofrem de violência doméstica e em situação de risco extremo. O programa disponibiliza às vítimas um Dispositivo de Proteção Preventiva (DPP), parecido com um smartphone, que permite o acionamento remoto de socorro em casos de emergência. Além disso o programa também oferece atendimento especializado e humanizado, com encaminhamento para serviços de apoio jurídico e psicossocial da Rede de Proteção.

O programa inclui mulheres e meninas residentes no Distrito Federal após o encaminhamento pelo Poder Judiciário ou a entrega de uma medida administrativa por um delegado de polícia. O acompanhamento pelo Viva Flor dura enquanto estiver em vigor a medida protetiva ou conforme a manifestação da vontade da vítima.

Para realizar denúncia:

E-mail: [email protected]

Telefone: 197 (PCDF) ou 190 (PMDF) em caso de emergências

WhatsApp: (61) 98626-1197 (PCDF).

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link https://dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp/
Além disso, participe do canal no Telegram de notícias e bastidores – https://t.me/dfaguasclaras
Grupo DFÁguasClaras no Telegram. Envie e-mail solicitando o acesso: [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!

Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: https://www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Youtube: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *