Grande São João de Águas Claras 20 de julho, sábado, às 20h

/, Notícias da Cidade, Qualidade de Vida/Grande São João de Águas Claras 20 de julho, sábado, às 20h

Pé de Cerrado comemora 20 anos com shows, DVD e muito mais
A turnê chega ao Grande São João de Águas Claras
20 de julho, sábado, às 20h
Local: Rua 35, lote 1, Araucárias – próximo ao Bahamas
Ingressos – R$ 8 (crianças até 10 anos e idosos não pagam)

 

O grupo cultural brasiliense Pé de Cerrado segue circulando com a turnê que comemora 20 anos de estrada! Em duas décadas de existência sem interrupção, a trupe coleciona projetos premiados para adultos e crianças e é considerado um representante da mais genuína cultura popular brasileira, tanto no Brasil como no exterior.

Neste sábado (20), a trupe desembarca no Grande São João de Águas Claras, festança que começa às 17h e é uma ótima opção pras férias em família!! Na bagagem, o Pé de
Cerrado traz para o público o novo DVD infantil “Os Brincantes”, com novas músicas que integram o trabalho e o espetáculo homônimo, um dos mais queridos do público.  O grupo também apresenta novos figurinos, chapéus e cenários feitos à mão pelos próprios integrantes.  E tem site novo no ar com muito mais informações sobre o Pé de Cerrado. Confiram em www.pedecerrado.com.br.

Tem música para dançar, pra rir e pra se emocionar. É circo, teatro, dança, poesia e folclore. Canções populares, autorais, instrumentais e releituras. E assim, pesquisando a cultura popular brasileira, num compromisso com o tradicional, que é apresentado de forma inovadora e contemporânea, o Pé de Cerrado conquistou o reconhecimento da comunidade brasiliense e está cheio de novos projetos para os próximos anos.

Seus integrantes, Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Fernando Rodrigues, Bruno Berê, Pedro Tupã, Davi Abreu, Clênio Guimarães e Renato Nunes, além de talentosos multi-instrumentistas, são professores. E não se pode deixar de lembrar a parceria com os Palhaços Irmãos Saúde, do Circo Teatro Artetude, que há 10 anos é sucesso absoluto.

Nós estamos muito felizes em completar esse ciclo. Foram quase 10 anos de trabalho e pesquisa dedicados a esse DVD infantil. Vamos fazer várias ações e descentralizar o acesso como sempre fizemos. Guará, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto. É muita história para uma festa só, queremos dividir esse momento com grupos que fizeram parte de nossa trajetória como o Boi de Mestre Teodoro, Seu Estrelo e Circo Teatro Artetude”, conta Pablo Ravi, um dos integrantes do Pé de Cerrado.

A turnê de aniversário começou no domingo 23 de junho, dentro da programação do São João do Boi de Seu Teodoro, reconhecido pelo seu trabalho de resgate e tradição da cultura popular, assim como o Pé de Cerrado.  Em Agosto, o “Pé de Cerrado” faz o lançamento do seu DVD na maior festa junina de Brasília, o “São João do Cerrado”. Já o encerramento da temporada vai ser marcada por uma ação social, com uma apresentação única na sexta, 11 de outubro, véspera de dia das crianças a caravana do “Os Brincantes” vai desembarcar em apresentação especial no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.

Sobre o Espetáculo Os Brincantes
Pular, brincar, dançar, cantar e rir feito criança. Se você já foi a um show do Pé de Cerrado, sabe que é isso que acontece. A fórmula é simples, mas exige transpiração e inspiração, brasilidade, um grande trabalho de pesquisa, dedicação e talento. O resultado é uma deliciosa miscigenação artística. Música, poesia, teatro, folclore e circo revelam os traços brasileiros, dos índios, negros, sertanejos – origens de todos nós. As letras incentivam boas atitudes, o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, a observação e o respeito à natureza.
O espetáculo “Os Brincantes” chama o público para brincar, com o apoio dos palhaços brincantes, personagens típicos da cultura popular, e tem na intensa participação da plateia um espetáculo à parte. Foi pensado para unir pessoas de todas as faixas etárias e para proporcionar a interação entre as diversas gerações. É esse público que se une ao Pé de Cerrado para se divertir e, numa maravilhosa ciranda, se dão as mãos e dançam juntos, agradecendo pela vida e evocando união e mais amor.

Sobre o Pé de Cerrado
São 20 anos de intensa pesquisa, convívio e parcerias com grandes mestres, entre eles Dominguinhos e Quinteto Violado. Além de muitas participações especiais e produções paralelas, o grupo já gravou 3 CDs, 2 DVDs e montaram mais de 7 espetáculos, sendo o trabalho infantil o mais atual.

Entre 2002 e 2003, o Pé executou o projeto Ensaio Aberto, que atraiu para a AABR mais de 2 mil pessoas todas as quartas-feiras durante um ano. O Evento contou com a participação espontânea de músicos consagrados, como Hermeto Pascoal, e marcou uma geração inteira num evento que é frequentemente relembrado pelo público que o vivenciou.

A partir daí, foram mais de 30 projetos realizados nos últimos anos, entre shows, ocupações de espaços públicos com convidados especiais, tributos, festivais, promoção e ensino da cultura popular, oficinas para o público infanto-juvenil, parcerias com os povos indígenas, projetos sociais. Todos realizados em diversas regiões administrativas, numa proposta de descentralização da cultura do DF, levando arte onde as pessoas têm pouco acesso a ela. As ações do grupo também se destacam pela atuação na RIDE, em que levam seus espetáculos também para cidades do Goiás, com destaque para a Chapada dos Veadeiros.

Numa proposta universal, os eventos do Pé alcançam uma variedade de público raramente vista. Pessoas de diversas idades e classes sociais se unem para se divertir, num encontro de gerações, compartilhando momentos de fraternidade e de alegria. A participação do público e as longas gargalhadas se tornaram marca registrada dos espetáculos.

Em 2015 o Pé de Cerrado foi indicado pelo MEC para ser apresentado às crianças da educação infantil nas escolas do Distrito Federal. Em 2018, conquistaram o prêmio “Cultura e Cidadania, pelo reconhecimento da relevância cultural de seus trabalhos para o DF, sendo reconhecido também como ponto de cultura.

Serviço
Turnê de 20 anos do Pé de Cerrado
Dia 20 de julho, às 20h, no Grande São João de Águas Claras
Local: Rua 35, lote 1, Araucárias – próximo ao Bahamas
Ingressos – R$ 8 (crianças até 10 anos e idosos não pagam)

E VEM AÍ

AGOSTO
Dia 9,10 e 11/8 –  Maior São João do Cerrado – Ceilândia  ( Lançamento DVD )
Dia 25/8-  I Mostra de Cultura Candanga – Guará ( Lançamento do DVD Brincantes )
Na Casa de Cultura do Guará, às 18h

OUTUBRO
Dia 11/10 – Apresentação no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

1 Comment

  • E a lei do silêncio serve para quê?
    Vergonha!

    De acordo com a Lei Distrital nº 4.092 de 2008, poluição sonora é “toda emissão de som que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde, à segurança e ao bem-estar da coletividade”. Para garantir de forma objetiva e imparcial o atendimento da lei, todo ruído deve ser menor do que os limites apresentados pela lei.

    Área mista, predominantemente residencial 55 dB(A) (7h a 22h) 50 dB(A) (Noturno)

    Jarbas do Carmo Lima 19.07.2019

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.