Furtos e falhas afetam a energia da cidade no final de semana

No último final de semana, infelizmente, ocorreu mais um furto de cabos de energia na Rua 19 Sul de Águas Claras. De acordo com relatos, este foi o segundo episódio registrado no mesmo local em menos de um mês. Como resultado, o ocorrido danificou diversos eletrônicos e eletrodomésticos e fez até mesmo tomadas pegarem fogo. Diante disso, os moradores da região têm expressado grande insatisfação com a falta de segurança na área. Em resposta ao ocorrido, a Neoenergia compareceu ao local e conseguiu restabelecer o fornecimento de energia na tarde desta segunda-feira.

Além disso, na última sexta-feira (24), foram registrados picos de energia e explosões em várias áreas de Águas Claras. Entre os locais afetados, destacam-se a Quadra 207, Rua 9 Norte, Avenida Sibipiruna, Rua 16 Sul e o Águas Claras Shopping, entre outras localidades.

Sobre o caso de sexta, a Neoenergia informou que:

“Tivemos uma falha pontual em um componente da rede. Nossas equipes atuaram e normalizaram 100% dos clientes em menos de 1 hora”.

Conforme nota da Neoenergia, em 2024 houve o registro de números expressivos de ocorrências de furto de cabos: ladrões furtaram 23,8 mil metros da rede subterrânea de energia do Distrito Federal (DF), o que gerou 263 ocorrências. O prejuízo, no total, chega a R$ 1,1 milhão. As maiores incidências são nas Regiões Administrativas (RA’s) de Águas Claras, Asa Norte e Asa Sul.

Operação policial

No início do mês de janeiro, uma operação integrada da Polícia Civil do Distrito Federal e da Polícia Militar de Minas Gerais prendeu o chefe de uma organização criminosa especializada no furto de cabos (de energia e telefonia) na capital do país. De acordo com a polícia, o prejuízo financeiro para os criminosos chegou a R$ 5,8 milhões. No total, foram cumpridos 21 mandados de prisão.

Ações para reduzir os furtos

“Temos a linha telefônica direta para validação dos serviços técnicos suspeitos realizados em nossa rede, além do envio mensal dos dados das ocorrências registradas, o que não era feito antes da concessão. Contamos, ainda, com uma linha direta com os delegados para uma comunicação mais rápida e eficiente entre os órgãos. A distribuidora tem realizado, também, ronda nas regiões mais sensíveis para inibir a ação dos criminosos”, explica Hudson Thiago, gerente de Subtransmissão e Redes Subterrâneas, da Neoenergia Brasília.

A Neoenergia informa que contribui com as ações de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) para combater esse crime em toda a capital federal.

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link https://dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp/
Além disso, participe do canal no Telegram de notícias e bastidores – https://t.me/dfaguasclaras
Grupo DFÁguasClaras no Telegram. Envie e-mail solicitando o acesso: [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!

Nos siga nas nossas redes sociais:
Instagram: @dfaguasclaras
Twitter: @DFAguasClaras
TikTok: https://www.tiktok.com/@dfaguasclaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Youtube: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *