Esgoto, descaso e prejuízo: moradores da Rua 04 Sul pedem solução definitiva da CAESB

Moradores do Residencial Elegance, na Rua 04 Sul de Águas Claras, estão enfrentando um grave problema de esgoto retornando para dentro do edifício — situação que já havia ocorrido em 2024 e que, agora, volta a se repetir em 2025. Segundo relatos, a causa estaria relacionada a intervenções feitas pela CAESB na rede pública.

Ainda de acordo com a síndica do residencial, Simone Marangoni, toda vez que há algum tipo de manutenção feita pela CAESB nas proximidades da Caixa Econômica Federal — especialmente na região onde há uma parada de ônibus e um bueiro na rua em frente — surgem problemas graves de retorno de esgoto no condomínio. Essa situação, inclusive, já teria se repetido diversas vezes.

“Ano passado (2024), em fevereiro, a CAESB mexeu na rede e o esgoto todo voltou para o nosso prédio. Agora, em 2025, aconteceu a mesma coisa”, relatou Simone.

Problema recorrente

Para se ter uma ideia, em 2024, o problema foi tão grave que a tampa do bueiro estava totalmente encoberta por asfalto. Moradores precisaram exigir que a rua fosse quebrada até que a tampa fosse localizada e o sistema, refeito. No entanto, mesmo com a obra, o problema voltou a acontecer em março de 2025.

Mais recentemente, no dia 27 de março, o bueiro voltou a transbordar, jogando esgoto para a rua. Após novo chamado à CAESB, técnicos estiveram no local, desobstruíram o sistema, mas, segundo relatos, não tomaram os devidos cuidados para evitar novos entupimentos.

Ação emergencial

Diante dessa omissão, os próprios moradores colocaram cones na rua para evitar acidentes. Somente no dia 2 de abril, após contato com a Administração Regional de Águas Claras, uma equipe retornou para realizar a substituição da tampa. Porém, a falha em prevenir o entupimento fez com que o esgoto invadisse o prédio novamente, causando transtornos e prejuízos.

“A rede de esgoto da cidade é pequena para a quantidade de pessoas que moram aqui. Não dá para, todo ano, vivermos essa situação. É um erro da CAESB que prejudica os moradores e causa um desgaste que nenhum valor financeiro compensa.”

Em relação ao ocorrido em 2024, o residencial chegou a receber uma indenização da companhia no valor de R$ 3.944,70, que cobriu os gastos com funcionários, alimentação e transporte emergencial durante o evento. Apesar disso, os moradores afirmam que não querem mais indenizações — querem que o problema seja resolvido de forma definitiva.

Diante de tudo isso, o caso chama atenção para a necessidade de manutenção preventiva, planejamento urbano e revisão da capacidade das redes de esgoto em regiões densamente habitadas como Águas Claras.

Resposta da CAESB

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que, nos próximos dias, irá realizar uma limpeza na rede para garantir o bom funcionamento do sistema. A Caesb também fará estudos para evitar novas obstruções e pede a colaboração da população em não jogar lixo na rede.

Por: Rafaella Iack.

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro de tudo o que acontece em nossa cidade!

Para participar de algum grupo de WhatsApp do DFÁguasClaras, é só clicar no link: www.dfaguasclaras.com.br/links-whatsapp 

Além disso, participe do canal de notícias e bastidores no Telegram: t.me/dfaguasclaras

Tem alguma demanda? Envia pra gente pelo e-mail: [email protected]

DFÁguasClaras – Nossa cidade passa por aqui!

 

Nos siga em nossas redes sociais:

Instagram: @dfaguasclaras

Twitter: @DFAguasClaras

TikTok: www.tiktok.com/@dfaguasclaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClaras

 

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: open.spotify.com

Youtube: www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Pensado de forma compartilhada e comunitária, o projeto do DFÁguasClaras carrega a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *