No dia 6 de outubro, a população do Distrito Federal vai às urnas para votar e escolher os 200 conselheiros tutelares que atuarão nos anos de 2020 a 2023, além de 400 suplentes. O Distrito Federal conta com 40 conselhos tutelares em funcionamento, sendo que cada unidade possui cinco conselheiros eleitos pela comunidade e uma equipe administrativa para atender as demandas da população. Os eleitores poderão escolher por meio do voto direto, secreto e facultativo. Os locais de votação da população de Águas Claras será na faculdade Uniplan, e a de Areal e Arniqueiras será na Escola Classe Vila Areal.
Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Nesse sentido, começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.
“Eles atuam, por exemplo, no enfrentamento à negligência, à violência física, à violência verbal, à exploração sexual, entre outras violações”, afirma o secretário de Justiça do DF, Gustavo Rocha.
A atuação se dá por meio de votação, já que nenhum dos membros do Conselho Tutelar tem poder para agir sozinho e por conta, sendo necessário que haja votação com os demais membros para decidir o que será feito. A autonomia do Conselho Tutelar, no entanto, é garantida pelo fato de que ele fiscaliza outros órgãos e instituições, o que poderia ser prejudicado caso o mesmo fosse ligado a algum destes órgãos.
O eleitor deverá apresentar, no ato da votação, o Título de Eleitor e documento de identidade original com foto ou o aplicativo ‘e- título’, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Serão considerados os dados de cadastramento dos eleitores realizados perante à justiça eleitoral até o dia 14 de junho de 2019. A votação ocorrerá no horário compreendido entre 9h às 17h.
A candidata Maria Luiza B. Pureza (30352), contadora, professora e dona do projeto “Investe na Criança”, está concorrendo as eleições e fala quais as atribuições dos conselheiros. Segundo ela, focar na educação é fundamental. Professora particular e da Associação Sociocultural Koinonia no Areal, criou seu projeto para crianças após ver necessidade e interesse dos alunos pela parte de planejamento financeiro, ensinando junto disciplina e pontualidade. Ao longo do ano desenvolveu a atividade Mercadinho, onde as crianças ganham dinheiro de brinquedo quando se comportam, e ao final das aulas trocam o dinheiro em produtos do bazar da Associação. O objetivo é ensinar a criança a usar o dinheiro de uma forma saudável. Criando também seu canal no Youtube para passar conhecimento para mais famílias.
Para Maria é de grande importância observar o desenvolvimento infantil, fiscalizar a evasão escolar, e focar na implantação de projetos financeiros e tecnológicos. Também manter vínculos familiares e usar medidas protetivas a favor da criança de todas as classes sociais.
Os candidatos do Conselho Tutelar precisam ter residência mínima de 2 anos em Águas Claras, experiência comprovada com crianças de no mínimo 3 anos. Após as eleições os eleitos pela cidade deverão realizar um curso de formação para se especializarem no assunto. O aluno deve ter 80% de frequência no curso para tomar posse do cargo.
CANDIDATOS ÁGUAS CLARAS
- ALE, 30855
- ANA MARCIA RABELO, 30472
- ANAPAULA, 30449
- ANDRE, 30998
- AUREA VELOSO, 30316
- CARMEN LUCIA, 30649
- MESTRE XUXA, 30546
- DIOGENES BOMFIM, 30753
- FRAN, 30821
- GALENO, 30987
- GUSTAVO OLIVEIRA, 30898
- HADS, 30232
- IRAN MAGALHAES, 30162
- JEANNE, 30572
- KELLY, 30797
- MARCIA BRITO, 30374
- MARCOS SILVA, 30550
- MARIA LUIZA, 30352
- MARIANA, 30876
- MARINA LIMA, 30661
- MARISTELA, 30620
- MARLLA ANGELICA, 30533
- PATRICIA MADALENA, 30490
- RAFAEL, 30325
- PROFESSOR ROBINSON PAIS, 30800
- RONALDO DA RESSURREICAO, 30761
- ROSY BOMTEMPO, 30924
- SIMONE RIBEIRO, 30188
- TANIA, 30245
- VANESSA SANTOS, 30551
- IARA, 30634.
Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br
Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.
Nenhum comentário ainda.