Distrito Federal entra em situação de alerta contra Aedes Aegypti

//Distrito Federal entra em situação de alerta contra Aedes Aegypti

Em época de chuvas, é preciso dobrar os cuidados contra o mosquito Aedes Aegypti, pois a transmissão torna-se facilitada. Por isso, O Distrito Federal  recentemente entrou em situação de alerta contra o Aedes Aegypti.

O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor de doenças sérias como dengue, zika vírus e febre chikungunya. Não é recente a luta pelo combate à esse mosquito. Dessa forma, no período de chuvas, o risco de transmissão dessas doenças acaba aumentando. Por isso, devido à época de chuvas, o índice de infestação predial (IIP) com larvas do vetor dessas doenças subiu de 0,2%, em agosto, para 1,48% em novembro. Isso fez com que o Distrito Federal entrasse em estado de alerta contra o mosquito.

Com isso, foi anunciado pela Administração Regional de Águas Claras que serão desenvolvidas ações em todas as regiões do DF, com foco na prevenção, no controle e no combate ao mosquito. O objetivo é mobilizar a comunidade, com ênfase no período chuvoso, em que há maior proliferação do inseto. Dessa forma, seguem abaixo as principais ações recomendadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para combate ao Aedes Aegypti.

Prevenção/Proteção

  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

  • Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
  • Não tome qualquer medicamento por conta própria.
  • Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

  • Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
  • Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
  • Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

 

 

Além disso, a ANS também informou que o Aedes aegypti é um mosquito doméstico, com hábitos diurnos. Por isso, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Ademais, a reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Entretanto, em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja orientações mais específicas clicando aqui.

Ademais, é possível denunciar focos do mosquito. Notifique os focos pelos telefones 160 ou 2017-1344 e também pelo site: http://brasiliacontraoaedes.saude.df.gov.br/. Dessa forma, o trabalho de combater o mosquito se torna algo feito em comunidade. Não deixe de colaborar para o bem de todos.

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected] ( Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.