DF REAJUSTA EM ATÉ 25% AS PASSAGENS DE ÔNIBUS E METRÔ

/, Transporte/DF REAJUSTA EM ATÉ 25% AS PASSAGENS DE ÔNIBUS E METRÔ

Como se não bastasse todos os reajustes e impostos previstos para o mês de janeiro, GDF anuncia mais uma surpresa para nossos bolsos.

A partir desta segunda-feira, dia 2 de janeiro, o Governo implementará, pela 2ª vez no governo Rollemberg, novas tarifas de ônibus e metrô que irão variar entre 2,50 e 5,00 reais, dependendo da linha.

O anúncio foi feito dia 30, pelo GDF. A estimativa é a de que quase 1 milhão e 200 mil pessoas sejam afetadas com o reajuste, isso sem contar os que utilizam indiretamente o transporte público por meio do vale transporte fornecido pelos patrões.

As linhas circulares internas irão de 2,25 para 2,50 reais (11,11%). A de circulação chamadas de “curtas” passa de 3,00 para 3,50 ((16,37%) e as do metrô, longas e integração irão de 4,00 para 5,00 reais (25%). Veja tabela abaixo.

As empresas alegam dívidas antigas do GDF e a Secretaria de Mobilidade confirma. Além disso o secretário Fábio Damasceno disse que “o reajuste vem para garantir o nível de gratuidade no sistema, para não interferir na parte social, e ajudar no reequilíbrio das contas do governo, pois o subsídio é muito além do que temos disponibilidade de pagar”.

Entendendo o que é subsídio: ao passar pela catraca, o usuário não paga o valor real do bilhete e sim parte dele. A diferença é subsidiada com recursos públicos. O orçamento também arca com a gratuidade para idosos, deficientes e passe livre estudantil.

A notícia já tomou conta das redes sociais em forma de memes e protestos. Para alguns o problema não é aumentar e sim ter uma boa gestão e para outros para aumentar o preço,

Resumindo, abram a planilha de planejamento de gastos e acrescentem mais um.

Mais informações no site: http://df.gov.br/ ou no Twitter oficial do governo @Gov_DF.

Baixe grátis o aplicativo DFÁguasClaras
Para Play Store – Sistema Android
Para Iphone – Sistema IOS
Participe do Grupo de WhatsApp DFÁguasClaras – Envie nome e telefone para [email protected]

1 Comment

  • Para complementar, o reajuste no DF foi o maior do país. Absurdo!

    Beatriz Souto 02.01.2017

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.