fbpx

DF começa vacinação de idosos a partir dos 60 anos contra Covid-19 nesta sexta-feira (30)

//DF começa vacinação de idosos a partir dos 60 anos contra Covid-19 nesta sexta-feira (30)

DF começa vacinação de idosos a partir dos 60 anos contra Covid-19 nesta sexta-feira (30)

 

Por Pablo Giovanni  | 📷 Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

29/04/2021 17:08, atualizado às 17:10 de 29/04/2021 

 

O Distrito Federal começa nesta sexta-feira (30) a vacinação de pessoas com 60 e 61 anos de idade contra a Covid-19 com doses das vacinas da Coronavac e Astrazeneca, segundo informou a Secretaria de Saúde. A vacinação será realizada em 52 locais de vacinação espalhados pelo DF.

“Esperamos receber do Ministério da Saúde uma remessa de mais de 60 mil doses. Se essa promessa for cumprida, vamos iniciar nesta semana a imunização do público de 61 e 60 anos e ficaremos mais próximos de concluir a imunização do principal público prioritário, os idosos”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB).

“Com essa remessa, poderemos ampliar a vacinação dos integrantes das forças de segurança, conforme a indicação do Ministério da Saúde em relação as prioridades de vacinação”, concluiu o emebedista. 

A chegada da nova remessa foi divulgada de uma maneira bem peculiar: o Aeroporto de Brasília, gerido pela Inframerica publicou nas redes sociais a chegada das doses, após o voo da companhia aérea Latam, vindos de São Paulo. No voo que chegou às 7h45, estavam a bordo 63,2 mil doses, que servirão para ampliar a vacinação no DF.

As vacinas entregues em Brasília são da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e farmacêutica Sinovac, e da Covishield – idealizada pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.

56.751 idosos e 2.237 profissionais das forças de segurança devem ser contemplados com a nova remessa, com idosos não havendo necessidade de agendamento.

Doses da Pfizer chegarão ao país

O primeiro lote de vacinas da Pfizer chega hoje (29) ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, com aterrissagem prevista para as 19h.

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.

O DFÁguasClaras questionou o número de doses que chegarão ao DF, mas o Ministério da Saúde disse que previsão é que “a distribuição para as 27 capitais do país inicie entre sexta-feira (30) e sábado (1°), em uma divisão proporcional e igualitária”. A quantidade para cada estado não foi confirmada pela pasta nacional.

O imunizante precisa ficar armazenado a -20 °C, conforme a nova autorização da Anvisa, por até 14 dias. Posteriormente, quando colocados em refrigeradores comuns — entre 2 °C e 8 °C —, poderá permanecer até cinco dias, apenas. O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses da Pfizer em março deste ano.

 

 

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/df-aguas-claras/id1499932772

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.