Dezembro Verde: conscientização contra abandono de animais
Com a proximidade das férias, muitos optam por viajar, mas surge a preocupação: onde deixar o animal de estimação? Infelizmente, alguns os abandonam nas ruas ou em casa sem supervisão. O Dezembro Verde visa conscientizar sobre os maus-tratos, uma triste realidade durante as viagens.
A desinformação contribui para o abandono de cães e gatos, conforme avaliação da diretora do Hospital Veterinário de Brasília, Lindiene Samayana.
“O Dezembro Verde enfatiza a responsabilidade. Se um tutor não pode manter seu animal, não o abandone. Busque abrigo temporário até encontrar um lar permanente”, explica.
O Veterinário Thiago Borba, aponta que os donos podem se planejar para viajar sem prejudicar os pets.
“Os pets só tem os donos como companheiros, e os donos são responsáveis por eles independente da distância. Em caso de viagens, procure pessoas que possam te ajudar, para que a rotina do seu pet não seja muito alterada”
Números que assustam
A atuação do Governo do Distrito Federal transcende dezembro. Desse modo, para fortalecer a proteção animal, o DF inaugurou a Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA), pioneira no país. Os números de 2023 indicam a urgência desse departamento, com 509 casos registrados, um aumento de 20,3% em relação a 2022, que teve 423 registros.
O delegado-chefe da DRCA, Bruno Ehndo, destaca a importância de denúncias à Polícia Civil.
“A população deve reportar os crimes. Muitos desconhecem que abandono é crime, e outros tentam ajudar os animais, mas raramente registram boletim de ocorrência”, ressalta.
Portanto, ao receber denúncias, a delegacia inicia investigações. Em casos de maus-tratos comprovados, os suspeitos podem ser multados ou presos, conforme a lei federal nº 9.605/98. A lei nº 14.064/20, de setembro de 2020, aumentou a pena para até cinco anos de detenção.
Desde 2007, a lei nº 4060/2007 (atualizada em 2018) no DF define as obrigações do tutor em relação aos pets, abordando alojamento, alimentação, saúde e bem-estar.
O GDF preparou uma tabela que mostra alguns exemplos de maus-tratos contra animais, confira:
Uma linda história de amor com os pets
Luciene Morais é um exemplo de quem se preocupa com os pets e cuida, independente de qualquer adversidade. A moradora de Águas Claras trabalha no Hospital Regional de Taguatinga, e há 4 anos, ajuda animais em situação de rua que ficam das proximidades do Hospital.
A queridinha de Luciene e de outros funcionários que ajudam a cuidar desses animais, é a cadelinha Magnólia, ela já vive por lá há um ano, e ganhou até uma casinha improvisada.
Além de Magnólia, outros pets recebem cuidados dos funcionários.
“Em 2019, eu notei o aumento do número de gatos aqui no hospital. E foi aí que conheci pessoas maravilhosas que trabalham aqui também. Nós montamos um grupo, com a ajuda financeira e o auxilio de uma ONG para a captura dos gatos, nós castramos e devolvemos as fêmeas e os machos castrados aqui para o HRT. Assim, os filhotinhos que nasceram aqui, nós demos o lar temporário e conseguimos adoções maravilhosas. E temos contato com esses adotantes até hoje.” conta Luciene.
Ações do Governo
A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF) realiza ações educativas contra o abandono. A subsecretária Edilene Cerqueira destaca a necessidade de mudança de atitude para reduzir o número de animais abandonados.
Além disso, o GDF instituiu a Feira Pet para promover lares seguros. Em duas edições deste ano, 26 animais conseguiram tutores definitivos. O projeto Cata Pata do SLU visa cuidar e disponibilizar animais para adoção, cadastrando mais de 140 em maio. Interessados devem preencher um formulário para facilitar a comunicação com o SLU. Clique aqui para acessar o formulário
Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras
Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!
Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA
Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast
Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.