Detran instala semáforo em faixa de pedestre em Águas Claras

/, Notícias da Cidade, Qualidade de Vida, Transporte/Detran instala semáforo em faixa de pedestre em Águas Claras

Detran instala semáforo em faixa de pedestre em Águas Claras

Após estudos técnicos de engenharia de tráfego em Águas Claras, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou algumas alterações no parque semafórico da cidade, para melhorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança aos pedestres. Na última semana, a diretoria de engenharia instalou semáforos com botões sonoros em duas faixas de pedestres: uma na Avenida das Araucárias, altura do hotel S4, e outra na Avenida Pau Brasil, em frente à estação de metrô Águas Claras. A medida é necessária devido devido ao fluxo intermitente de pedestres nesses locais, causando a interrupção constante do tráfego de veículos e grande retenção no trânsito em horários de pico.

Com os novos equipamentos instalados, o fluxo de pedestres e de veículos fica mais organizado e seguro, já que os sinais luminosos e sonoros também servem para dar mais visibilidade aos locais de travessia, principalmente à noite, e promove a inclusão dos cegos na mobilidade urbana.

Outra medida adotada pelo Detran foi a instalação de setas direcionais em três cruzamentos semafóricos, que permitem um melhor aproveitamento do tempo de verde para quem se mantém na mesma direção, fechando apenas o sentido de quem cruza a pista.As setas direcionais – que permitem aos veículos de uma faixa seguir livre enquanto os da outra aguardam a abertura do semáforo para cruzar a via – foram instaladas nos cruzamentos da Avenida das Araucárias com a Avenida Parque Águas Claras, da Avenida das Araucárias com a Rua das Paineiras e da Avenida das Araucárias com a Avenida Pau Brasil.

A Diretoria de Engenharia também instalou detectores e laços indutivos em quatro cruzamentos: da Avenida das Araucárias com a Avenida Sibipiruna e com a Rua 19 Sul (Shopping Águas Claras), e da Avenida das Araucárias e da Avenida das Castanheiras com a Rua das Pitangueiras. A função desses equipamentos é detectar a passagem de veículos nas vias secundárias e acionar o sinal verde apenas para o tempo necessário ao cruzamento, garantindo maior fluidez aos veículos que transitam pela via principal, especialmente durante a madrugada, quando o fluxo de veículos nas vias secundárias é bem menor.

Com os novos equipamentos, o semáforo permanecerá aberto para o trânsito na via principal e só fechará quando algum veículo se aproximar do cruzamento pela via secundária, voltando a abrir logo após a sua passagem.

As equipes técnicas do Detran realizam estudos para instalar detectores e laços indutivos também em outros cruzamentos da cidade.

* Com informações do Detran-DF e Agência Brasília

 

Faz o seguinte, segue o nosso Instagram. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Além disso, para participar do nosso grupo de Whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected]
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie email solicitando o ingresso [email protected]
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade. Além disso, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar www.dfaguasclaras.com.br

Ademais, aqui em baixo você pode conferir uma entrevista ao nosso próprio jornal impresso contando sobre a história do DFÁguasClaras.
Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje temos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.