Descarte de lixo eletrônico em Águas Claras
Descarte de lixo eletrônico em Águas Claras

Uma pesquisa de 2022, feita pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), mostra que apenas 3% do lixo eletrônico têm o destino de descarte correto na América Latina. Diante disso, os outros 97%, poderiam ser recuperados, já que são materiais que contêm ouro e outros metais preciosos, e gerar, por ano, aproximadamente R$ 8,6 bilhões.

Além dos materiais nobres, o lixo eletrônico também conta com chumbo, mercúrio e cádmio, substâncias tóxicas ao meio ambiente.

Dessa forma, no Distrito Federal, com o programa Reciclotech, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), recolhe todo tipo de lixo eletrônico por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Ao todo, o DF tem mais de 100 pontos de descarte, sendo alguns deles, em Águas Claras

Além disso, a administração da região está realizando o projeto “Águas Claras Sustentável” que visa promover a Educação Ambiental e a Logística Reversa, gerando impactos socioambientais positivos por meio de um ciclo sustentável de reciclagem de materiais eletrônicos, em parceria com setores já engajados nessa iniciativa na cidade. A meta da Administração Regional é posicionar Águas Claras como referência em sustentabilidade, fortalecendo sua identidade e atraindo investimentos para impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Assim, confira um vídeo da campanha no link clicando aqui!

Então, onde posso descartar lixo eletrônico em Águas Claras: 
  • Águas Claras Shopping;
  • Felicittà Shopping;
  • Metrópole Shopping;
  • Vista Shopping;
  • DF Plaza Shopping;
  • Colégio Atual;
  • Colégio Visão;
  • Colégio Ideal.

Diante disso, o Projeto Águas Claras Sustentável participa do PRÊMIO SEBRAE -DF CIDADE EMPREENDEDORA e, dentre seus objetivos, está o aumento de 50% da coleta de lixo eletrônico até novembro deste ano.

Desse modo, o que pode ser descartado nos Pontos de Entrega Voluntária?
  • Informática: microcomputador, monitor (tubo, LCD, LED, Plasma), notebook, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressora, estabilizador, tablet e nobreak.
  • Televisores: televisão de tubo de imagem, LED, LCD e plasma.
  • Eletroeletrônicos: videocassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno micro-ondas, secador de cabelo, prancha de cabelo.
  • Aparelhos telefônicos: aparelho celular, acessórios, smartphone, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica. Resíduos eletrônicos: baterias de notebooks, baterias de nobreaks, chapas de raio X, cabos de força, cabos, carregadores e adaptadores.

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.