DER promete a terceira saída de Águas Claras para EPTG

//DER promete a terceira saída de Águas Claras para EPTG
Sair de Águas Claras e chegar ao Plano Piloto tem sido cada vez mais difícil, leia-se quase impossível. Diante disso, ontem, o DER apresentou um projeto que propõe mais um acesso (o terceiro) que sairá de Águas Claras para EPTG e visa melhorar o trânsito na região.

 

O projeto está em fase de legalização e licenças para que possa ser licitado. Essa saída irá partir do balão entre as avenidas Pitangueiras e o Parque de Águas Claras e seguirá para a EPTG. A pista terá duas faixas em cada sentido, ciclofaixas e 2km de extensão até a Estrada Parque Taguatinga. O Diretor do Departamento de Estrada e Rodagem (DER) informou ao DFTV que esse novo acesso só foi possível graças a doação do GDF de 34 hectares da residência oficial ao Parque de Águas Claras. Pois a nova pista passará dentro dessa área que também terá uma ponte para preservar um córrego no local.

Governador Rodrigo Rollemberg em evento que doou 34 hectares da Residência Oficial ao Parque de Águas Claras.

“A gente tem esses estudos técnicos que indicam que é necessário uma terceira saída. E a única forma que a gente encontrou foi justamente essa fronteira entre o parque”, explica Marcio Buzar, diretor do DER. Que planeja começar a obra até o fim do ano com recursos próprios do Departamento, cerca de 5 milhões.

 

Os moradores

Em nosso insta (@dfaguasclaras) os moradores estão opinando sobre o tema. A maioria acredita que isso não irá resolver o problema. Como, por exemplo, @camillosrezende “Ideia estúpida. Problema não é sair, problema é a EPTG. DER é tão incompetente quanto o detran”, explica o internauta.

@rfranca concorda: “Horrível. Não vai resolver o problema e ainda irá impactar a única área verde da cidade”.

Porém tem os que gostaram da ideia. Este é o caso do @carlosandreab “Que maravilha! Agora a AMAAC tem que ficar em cia para o projeto sair do papel”, opina.

Estamos aguardando maiores informações da Administração Regional e do DER sobre o caso. Diante disso, esse post poderá ser atualizado a qualquer momento com mais informações.

Olha essa mensagem que recebemos via whatsapp do amigo Eduardo Vergara
“Olá Cléber!! O projeto do DER para a terceira entrada de Águas Claras é parecido como projeto que já havíamos desenvolvido e mostrei na linha do tempo da AMAAC. Todavia, não contempla as saídas para Taguatinga e a entrada para Águas Claras pela EPTG por quem vem do plano. Vai resolver pela metade. A volta continuará um inferno… Mas, os projetos que lhe mostrei estão sendo realizados e serão apresentados em 3D. O dinheiro para a construção também já está garantido. O que falta agora é a segurança jurídica que esperamos obter com o novo governo. Com essa garantia, todos os acessos serão feitos pela iniciativa privada e o governo não precisará gastar R$ 0,01. A ideia é o Estado ceder o espaço para a construção do Complexo Cultural de Águas Claras. Em troca, todas as necessidades da cidade, incluindo aterro de toda fiação aérea, ciclovia de verdade, pontes e túneis de acesso às grandes vias e etc. serão feitas. Serão criados 110 mil empregos nessa operação de construção, manutenção do complexo e projetos satélites. Serão R$ 7 bilhões de investimento em Águas Claras. Isso reduzirá consideravelmente a violência porque o que falta é dinheiro no bolso do cidadão. Em Agosto chegarão as primeiras lâminas do projeto da Continents Tower e em seguida as de todo complexo.”

 

Transbrasília e Interbairros

Enquanto isso, projetos maiores como a Transbrasília e a Interbairros estão parados. Enquanto esta propõe um grande corredor viário do Plano Piloto a Samambaia, aquela (Transbrasília) é ainda mais abrangente. Será uma via de 26km, um plano de desenvolvimento econômico destinado às regiões administrativas incluídas no trajeto: Águas Claras, Guará, Park Way, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga. Mas ambas ainda não tem prazo para serem iniciadas.

 

Fonte: DFTV e Correio Braziliense

 

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3 Comments

  • Isso de fato falicitará o a acesso a EPTG entretanto, a EPTG continuará sendo um “gargalo” para o acesso ao Plano Piloto !!!

    Ampliar a capacidade do Metrô juntamente com essa medida, a longo prazo, pode trazer mais benefícios, inclusive para outras localidades.

    Fabrício 21.07.2018
  • Idéia estúpida. Vão prejudicar o parque só para as pessoas chegarem mais rápido ao engarrafamento da eptg. É muita burrice. Isso só interessa as empreiteiras.

    EDMAR MORETTI 22.07.2018
    • Vai prejudicar o parque em que? Me explica? O pessoal agora tem essa obsessão com parque, parece que virou um treco sagrado. Se vc não percebeu a via contorna o parque e não passa por ele a não ser um pequeno trecho mas que será compensado com o aumento da área do parque.

      Jad.Bal.Ja 28.08.2018

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