fbpx

Cuidados com pacientes acamados.

/, Notícias da Cidade/Cuidados com pacientes acamados.

Cuidar de um familiar acamado ou com dificuldades de locomoção nem sempre é fácil, por isso, trago nessa matéria algumas dicas essenciais que podem te ajudar nessa tarefa.

 

Com certeza se você não tem, conhece alguém que tenha um familiar que precisa de cuidados especiais em casa.

Muitas vezes é preciso tentar levar todos os cuidados oferecidos dentro de um hospital para dentro de casa. Ou pelo menos tentar.

São aparelhos, sondas, drenos, curativos, monitores, medicamentos especiais e… Ufa! Muita coisa pra assimilar nessa mudança muitas vezes brusca de vida não é mesmo?

E por mais que tenha o apoio de uma equipe hospitalar multidisciplinar, é preciso que o familiar tenha conhecimento dos cuidados básicos com esse paciente.

A primeira coisa que sempre oriento meus pacientes, amigos e familiares é: Busque se cercar de apoio e suporte psicológico, pois cuidar de alguém em seu momento mais frágil não é fácil. Vem o medo, a ansiedade, a preocupação se o seu familiar ficará bem, o cansaço físico e psicológico.

Por isso, é preciso uma rede de apoio da família e amigos para lidar com isso.

Depois, vem alguns cuidados para o conforto e manutenção desse paciente e irei listar alguns que considero os mais essenciais:

  • Entenda a doença pela qual o seu familiar está acamado ou com restrição de movimento. Seja curioso. Pergunte tudo para a equipe médica sobre a doença, medicamentos, formas de tratamento e evolução da mesma;
  • Esteja preparado para tudo. Você sabe que dará o seu melhor, mas esteja pronto para uma possível não melhora;
  • Provavelmente sua casa irá precisar de adaptações, seja no quarto ou em demais ambientes. Esteja aberto a isso;
  • Se o seu familiar é totalmente acamado, não esqueça de realizar, com as devidas orientações da equipe de saúde claro, a mudança de posição (mudança de decúbito), ela é importantíssima para se evitar as famosas lesões por pressão;
  • No momento dos banhos, esteja de olho na pele do seu familiar para evitar feridas e lesões. Principalmente se for idoso, pois sua pele é mais sensível.  Hoje já é considerado lesão por pressão grau 1, a vermelhidão na pele, pois ela pode ser o princípio de uma ferida que pode se abrir naquele local, principalmente se for em locais com proeminências ósseas como calcanhares, ombros e nádegas;
  • Caso o seu familiar use sonda, saiba e aprenda como manuseá-la da forma correta e a posição em que o paciente deve ficar para evitar broncoaspiração ou que a sonda fique entupida;
  • Esteja atento ao nível de consciência do paciente. Ao seu padrão de sono e respiração;
  • Entenda todo o esquema de medicação  e curativos dele, pois em alguns momentos pode ser que você precise realizar os curativos;
  • Converse, ofereça o ambiente mais confortável e acolhedor possível. Quando cuidamos do psicológico do nosso paciente e familiar, a resposta dele ao tratamento é sempre melhor;
  • Caso perceba alguma alteração no nível de consciência, chame o serviço de urgência.

Amigos e leitores, os cuidados são inúmeros e variam de caso pra caso. Listei aqui apenas alguns aos quais você deve se atentar em caso de pacientes acamados e, hoje com a Covid-19, devido ás sequelas e longos períodos de internação, esse número tem aumentado.

Nos próximos dias, postarei em meu instagram um vídeo mais completo sobre esse tema e quero convidar vocês para seguirem minha página e acompanhar.

Caso tenham alguma dúvida e passando por essa situação de um familiar em cuidados domiciliares, estou á total disposição para ajudar e esclarecer.

Cuidar de alguém é também trabalhar a prevenção de sequelas piores e maiores. Por isso, você deve estar atento a cada sinal.

 

Eu sou Pro. Enf. Nádia Teixeira e temos um encontro marcado aqui, ás quintas-feiras na coluna Café com Saúde.

Instagram: prof.nadia_cst

 

COMECE O SEU DIA COM MAIS SAÚDE E INFORMAÇÃO!

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.