Como Brincar Com O Seu Filho Nas Férias

/, Colunistas, Educação, Qualidade de Vida, RA XX/Como Brincar Com O Seu Filho Nas Férias

O Espaço Infantil Ciranda elaborou algumas dicas para as famílias que não vão viajar em Julho, praticarem em casa com as crianças durante as férias escolares brincadeiras direcionadas que estimulam e colaboram para o desenvolvimento do seu filho.

Numa era em que os brinquedos mais comercializados são eletrônicos, a psicopedagoga da escola infantil CIRANDA, Marise Teixeira, fala da importância de dar às crianças, a tarefa de fabricarem seus próprios brinquedos. “Vale usar materiais reciclados, tecidos, rolos de papel e o que mais a imaginação permitir. Assim a criança desenvolve a imaginação e a criatividade, adquire autonomia e senso de responsabilidade e cuidado com seus pertences.” Na Ciranda, por exemplo, os alunos constroem bonecos e robôs e, com muito orgulho, os trazem no “dia do brinquedo”.

 

Brincadeiras Sugeridas:

COZINHAR: Atividade trivial para os adultos e diversão para os pequenos. Uma dica é pensar em refeições temáticas como o dia do sanduíche, da pizza, das saladas, das frutas. Pais que trabalham podem pedir que os filhos separem os ingredientes durante o dia, para gerar expectativa para o “evento”.
Utilizar alimentos saudáveis e usar a criatividade para desenvolver pratos bonitos e atraentes esteticamente para conquistar o paladar dos pequenos é essencial. Podemos pensar também que o simples ato de prepara um bolo, por exemplo envolve: separar os ingredientes, misturar a massa, separar e untar a forma, cozinhar , esperar esfriar para só então degustar. Em um simples bolo podemos trabalhar nos pequenos a atenção, desenvolver a paciência tão escassa nos dias de hoje e proporcionar uma vivência em família muito gostosa!

NATUREZA: Aqui no DF, dificilmente as gerações mais novas têm oportunidade de ter contato com a natureza. Que tal ir para o parque colher raminhos que poderão ser plantados em casa? Até um feijão no algodão é motivo de realização – como fazíamos antigamente. O contato com a natureza é importante para a saúde física e mental dos pequenos, quantas crianças vivem em apartamentos com restrição de espaço, o contato com a natureza é fundamental.

O Parque de Águas Claras é uma excelente escolha para um café da manhã entre amigos ou para um piquenique a tarde.

CRIAR BRINQUEDOS: Bolhas de sabão são uma ótima opção. Com um arame moldado e um balde de água e detergente, é possível fazer bolhas gigantes e muita euforia!
Criar instrumentos musicais a partir de garrafa pet e grãos também é uma excelente e divertida atividade.

 

Muitos avós tinham o costume de fazer seus brinquedos: por isso, vale pedir ajuda a eles. Imaginem quanta coisa legal poderá ser feita nas férias, na agradável companhia dos mais experientes da família?!

A psicopedagoga lembra ainda da importância de buscar uma rotina mesmo nos dias de folga. “A rotina gera estabilidade, segurança e conforto para as famílias e principalmente para as crianças menores. Por isso, é importante criar uma rotina mesmo nas férias, como por exemplo, mantendo horários de alimentação e sono.”


O DF Águas Claras gostaria de agradecer a equipe da Ciranda pela maravilhosa e enriquecedora contribuição que vêem fazendo através da divulgação e entrega de informação acessível e de rico valor a todos nós da comunidade de Águas Claras.

Para conhecer mais a respeito do Espaço Infantil Ciranda deixamos aqui os contatos:

Site: www.cirandadf.com.br

Telefone para contato: (61) 3401-1134

Demais textos divulgados sobre educação infantil:

Colônia de Férias na Ciranda

Conhecendo a Ciranda

Participação dos Pais e a vida escolar dos filhos

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.