Cesinha da Acessibilidade é morador de Águas Claras e candidato a Deputado Distrital

/, Notícias da Cidade/Cesinha da Acessibilidade é morador de Águas Claras e candidato a Deputado Distrital

Entrevista ao veículo DFÁguasClaras dos Candidatos a Deputado Distrital que moram em Águas Claras e estarão concorrendo as eleição 2018.
As perguntas foram feitas por moradores de  Águas Claras através do veiculo DFÁguasClaras

Nome: Cesinha da Acessibilidade
Partido: PDT
Número: 12.021
Onde mora: Rua das Pitangueiras esquina com Av Araucárias

1. Qual a sua proposta para melhoria do trânsito em Águas Claras?
Estímulo a utilização do transporte coletivo. Através de aumento do número de trens dos metrô. Tbm o estímulo a utilização de bicicletas na circulação dentro do bairro, através de bicicletas e bicicletários públicos.
Nossa proposta principal de campanha traz de volta às Vans para transporte exclusivo de Pessoas com Deficiência, idosas e com baixa mobilidade permanente ou temporária (grávidas, perna quebrada…). A circulação dessas vans serão de circulação dentro do próprio bairro e não devem sair deles para não piorar o trânsito.
 Veículos tipo Uber adaptados, serão estimulados para realizar longos trajetos.
Melhoria das calçadas e e vias, estimulando a prática da mobilidade de pedestres.
2. Mobilidade urbana é um problema antigo e muito conhecido pelos moradores, o que pretende fazer para melhorar essa questão em Águas Claras?
Vamos estimular o transporte público de qualidade. E implantar as propostas da resposta anterior. Também acreditamos que devemos implantar a via Inter-bairros Águas Claras/Areial-Guará-Zoologico.
3. Qual a importância dos parques em Águas Claras e como pretende fazer com que eles sejam ainda mais úteis a população?
O Parque é um dos locais mais importante, pois é um pulmão natural do nosso bairro. Além de ser um local de integração, cultura e lazer das nossas famílias.
Pretendo colocar recursos para recuperação e melhoria das vias internas, grades e equipamentos. Além disso construir um anfiteatro para servir de local para shows, evitando assim as tradicionais confusões de moradores por causa de som e festas as quadras.
4. Segurança pública em Águas Claras, qual sua proposta?
Implantação de uma delegacia de área, aumento das duplas de policiais em rondas, monitoramento eletrônico. Estimular os condomínios e lojistas a colocação de câmeras ligadas a polícia militar, para ajudar na vigilância.
5. Águas Claras é carente de transporte público, como pensa em melhorar isso? 
Aumento dos trens de metrô, aumento de ônibus e micro-ônibus novos de qualidade e com linhas direto para o Plano e suas Asas. Aumento da fiscalização para cobrança de honorários e qualidade do serviço.
6. Qual será seu papel como Deputado Distrital? 
Cesinha da Acessibilidade defende primeiramente as Pessoas com Deficiência, Idosas, com baixa mobilidade e suas famílias. Colocando em prática as seguintes propostas:
Circulação de vans dentro dos bairros para proporcionar a acessibilidade a Pessoas com Deficiência, Idosas e de baixa mobilidade.
Esta proposta tem cunho social, econômico e de saúde. Hoje, de acordo com o último Censo do IBGE, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), apenas 1% estão empregados. E, pelo IBGE, nós temos 30 milhões de pessoas idosas. Destas 12% tem depressão segundo a sociedade brasileira de psiquiatria. Esses dados alarmantes indicam que estas pessoas estão prisioneiras em suas casas.
A proposta consiste em cadastrar vans e veículos de pequeno porte para transporte de passageiros restritos ao universo PCDs, idosos e pessoas com algum tipo de baixa mobilidade permanente ou temporária (exemplo de gravidas em gestação avançada ou alguém que teve sua perna quebrada e esteja com gesso). Estas vans devem circular somente dentro dos bairros, para não congestionar ainda mais o trânsito. Elas tem o objetivo social de dar a oportunidade de circulação do universo a ser atendido, com isso melhorando o bem estar e possibilitando a acessibilidade ao comércio local, clinicas, hospitais, farmácias, lazer e etc. Dessa forma reforçaremos dois pilares econômicos nas regiões abrangidas. Emprego e renda dos motoristas e auxiliares das vans e dos gastos das PCDs, idosos e de baixa mobilidade com a sua circulação. Essas pessoas recebem benefícios e auxílios e tem o direito de escolher como gasta-los e utiliza-los. Com o cadastramento das vans, até o governo ganha em impostos através do IPVA e taxa de cadastro.
Essa proposta encontra um largo espaço, pois os ônibus e micro-ônibus, tem sua carroceria baseada em caminhões e são extremamente altos para quem está com alguma limitação física. Para confirmar isto basta verificar o índice de reclamações nos SACs das empresas e da ANTT.
Outras Propostas:
• disseminação das potencialidades das pessoas com deficiência e das políticas públicas a elas destinadas;
• Cadastro e curso para pessoas que queiram se tornar profissionais cuidadores de PCDs e Idosos;
• Fornecimento de cuidadores gratuitamente para famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais,  que tenham em seus lares PCDs e Idosos que necessitem de cuidados especiais;
– acesso e permanência de pessoas com deficiência nos ensinos regular e superior e nos cursos técnicos oferecidos à sociedade;
– acesso dos PCDs a recursos tecnológicos especiais, imprescindíveis à sua autonomia, acessibilidade e inclusão social;
– publicação de livros didáticos transcritos em Braille (sistema de leitura com o tato para cegos) e pela instalação do serviço Braille nas bibliotecas públicas;
– disponibilização de cardápios em Braille nos restaurantes;
Cursos abertos e gratuito para formação e aperfeiçoamento de tradutores bi-lingues em Libras ( linguagem utilizada por pessoas surdas) e português;
Obrigatoriedade de recepcionista tradutores bi-lingues em Libras ( linguagem utilizada por pessoas surdas) e português em todas as repartições públicas.
7. Ha quanto tempo está na cidade e por morar em Águas Claras você pretende olhar com atenção prioritária para cá?
Há 7 anos morando no mesmo apartamento.
Não pretendo me mudar, pois adoro Águas Claras e seu ar cosmopolita. Meu olhar será sempre de quem tem uma família e amigos para cuidar e que por isso sempre terá uma dedicação especial ao lugar que pertence.
8. O que de fato você já fez por Águas Claras? 
Como morador e deficiente físico, sempre denunciei aos órgãos competentes a falta de calçadas, rampas, veículos em estacionamento irregulares e todo tipo de irregularidade. Tenho acompanhado e apoiado as ações culturais e esportivas realizadas em Águas Claras.
9. Ingressando na Câmara Distrital qual será seu primeiro compromisso por Águas Claras? Qual será a prioridade máxima? 
Aumento das linhas de metrô. Acredito que facilitará a vida de todos no DF. A prioridade máxima será a implantação das Vans para atender as pessoas com deficiência, idosas e com baixa mobilidade. Por acreditar que gerem renda, saúde e liberdade.
10. Por que devo votar em você?
Tenho 51 anos de idade e desde da juventude venho participando da política. Fui presidente de Centro Acadêmico, DCE em 1996. Assessor de comunicação e posteriormente Diretor de Sindicato dos policiais civis de Sergipe em 2002. Em 2005 cheguei a Brasília, através do concurso público no Senado Federal sem 2014 me tornei presidente da associação dos profissionais de comunicação social do Senado Federal – Comsefe. Cargo que fiquei até julho deste ano após reeleito com mais de 87% de aprovação. Também em 2016 fui eleito para Coordenação de Comunicação e Marketing do Sindicato do Legislativo e TCU, trabalhando as questões relacionadas com a comunicação e acessibilidade dentro do sindicato.
Acredito que tenho provado meu valor como ativistas nas causas coletivas, a exemplo da última luta contra a reforma da previdência do Temer ( não que seja contra a uma reforma, mas a atual extingue direitos constitucionais).
Na luta pelas pessoas com deficiência, Idosas e com baixa mobilidade venho lutando desde que me conheço por gente. É uma luta que não terá tréguas até que se impérie o respeito e o amor. Mas estamos aqui para servir e sem manchas no passado e com honra no nome que meus pais me deram e assim pretendo morrer.
Tenho experiência em servir a comunidade e acredito que devamos ocupar cargos públicos, pois se não só as pessoas que não respeitam o Povo e que se locupletam do erário ficam se revezando. Está na hora das pessoas boas e honestas dirigirem os destinos da máquina pública. Por isso coloquei meu nome a disposição de vocês.
Nome: César Augusto Resende
Idade: 51
Naturalidade: Aracaju
Estado Civil: Casado
Ocupação: Jornalista eServidor Público do Senado Federal
Escolaridade: Pós Graduado e MBA em Mídias e TV Digital
Nome para a urna: Cesinha da Acessibilidade 12021
Cargo disputado: Deputado Distrital
Estado: Distrito Federal – Brasília
Partido: PDT
Coligação: PDT, PV e PSB
Redes Sociais: www.facebook.com/Cesinhadaacessibilidade12021[email protected]com
Obrigado pelo voto nas nossas propostas de inclusão

Juntos, podemos fazer uma cidade melhor! Vamos participar!!!

Já segue nosso Instagram?   DFÁguasClaras 

Para participar do nosso grupo de whatsapp DFÁguasClaras, envie seu número para [email protected] ( Somente assuntos de Águas Claras)
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui
No twitter siga: @DFAguasClaras

Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras 
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras
Ouça toda terça às 20hs (Web Rádio DFÁguasClaras) o programa Vivendo Águas Claras, um bate papo sempre muito produtivo sobre nossa cidade, sempre com um convidado especial e sorteios de brindes para nossos ouvintes.
Para ouvir basta acessar  www.dfaguasclaras.com.br

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.