Entrevista ao veículo DFÁguasClaras dos Candidatos a Deputado Distrital que moram em Águas Claras e estarão concorrendo as eleição 2018.
As perguntas foram feitas por moradores de Águas Claras através do veiculo DFÁguasClaras
Nome: Cesinha da Acessibilidade
Partido: PDT
Número: 12.021
Onde mora: Rua das Pitangueiras esquina com Av Araucárias
1. Qual a sua proposta para melhoria do trânsito em Águas Claras?
Estímulo a utilização do transporte coletivo. Através de aumento do número de trens dos metrô. Tbm o estímulo a utilização de bicicletas na circulação dentro do bairro, através de bicicletas e bicicletários públicos.
Nossa proposta principal de campanha traz de volta às Vans para transporte exclusivo de Pessoas com Deficiência, idosas e com baixa mobilidade permanente ou temporária (grávidas, perna quebrada…). A circulação dessas vans serão de circulação dentro do próprio bairro e não devem sair deles para não piorar o trânsito.
Veículos tipo Uber adaptados, serão estimulados para realizar longos trajetos.
Melhoria das calçadas e e vias, estimulando a prática da mobilidade de pedestres.
2. Mobilidade urbana é um problema antigo e muito conhecido pelos moradores, o que pretende fazer para melhorar essa questão em Águas Claras?
Vamos estimular o transporte público de qualidade. E implantar as propostas da resposta anterior. Também acreditamos que devemos implantar a via Inter-bairros Águas Claras/Areial-Guará-Zoologico.
3. Qual a importância dos parques em Águas Claras e como pretende fazer com que eles sejam ainda mais úteis a população?
O Parque é um dos locais mais importante, pois é um pulmão natural do nosso bairro. Além de ser um local de integração, cultura e lazer das nossas famílias.
Pretendo colocar recursos para recuperação e melhoria das vias internas, grades e equipamentos. Além disso construir um anfiteatro para servir de local para shows, evitando assim as tradicionais confusões de moradores por causa de som e festas as quadras.
4. Segurança pública em Águas Claras, qual sua proposta?
Implantação de uma delegacia de área, aumento das duplas de policiais em rondas, monitoramento eletrônico. Estimular os condomínios e lojistas a colocação de câmeras ligadas a polícia militar, para ajudar na vigilância.
5. Águas Claras é carente de transporte público, como pensa em melhorar isso?
Aumento dos trens de metrô, aumento de ônibus e micro-ônibus novos de qualidade e com linhas direto para o Plano e suas Asas. Aumento da fiscalização para cobrança de honorários e qualidade do serviço.
6. Qual será seu papel como Deputado Distrital?
Cesinha da Acessibilidade defende primeiramente as Pessoas com Deficiência, Idosas, com baixa mobilidade e suas famílias. Colocando em prática as seguintes propostas:
Circulação de vans dentro dos bairros para proporcionar a acessibilidade a Pessoas com Deficiência, Idosas e de baixa mobilidade.
Esta proposta tem cunho social, econômico e de saúde. Hoje, de acordo com o último Censo do IBGE, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), apenas 1% estão empregados. E, pelo IBGE, nós temos 30 milhões de pessoas idosas. Destas 12% tem depressão segundo a sociedade brasileira de psiquiatria. Esses dados alarmantes indicam que estas pessoas estão prisioneiras em suas casas.
A proposta consiste em cadastrar vans e veículos de pequeno porte para transporte de passageiros restritos ao universo PCDs, idosos e pessoas com algum tipo de baixa mobilidade permanente ou temporária (exemplo de gravidas em gestação avançada ou alguém que teve sua perna quebrada e esteja com gesso). Estas vans devem circular somente dentro dos bairros, para não congestionar ainda mais o trânsito. Elas tem o objetivo social de dar a oportunidade de circulação do universo a ser atendido, com isso melhorando o bem estar e possibilitando a acessibilidade ao comércio local, clinicas, hospitais, farmácias, lazer e etc. Dessa forma reforçaremos dois pilares econômicos nas regiões abrangidas. Emprego e renda dos motoristas e auxiliares das vans e dos gastos das PCDs, idosos e de baixa mobilidade com a sua circulação. Essas pessoas recebem benefícios e auxílios e tem o direito de escolher como gasta-los e utiliza-los. Com o cadastramento das vans, até o governo ganha em impostos através do IPVA e taxa de cadastro.
Essa proposta encontra um largo espaço, pois os ônibus e micro-ônibus, tem sua carroceria baseada em caminhões e são extremamente altos para quem está com alguma limitação física. Para confirmar isto basta verificar o índice de reclamações nos SACs das empresas e da ANTT.
Outras Propostas:
• disseminação das potencialidades das pessoas com deficiência e das políticas públicas a elas destinadas;
• Cadastro e curso para pessoas que queiram se tornar profissionais cuidadores de PCDs e Idosos;
• Fornecimento de cuidadores gratuitamente para famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais, que tenham em seus lares PCDs e Idosos que necessitem de cuidados especiais;
– acesso e permanência de pessoas com deficiência nos ensinos regular e superior e nos cursos técnicos oferecidos à sociedade;
– acesso dos PCDs a recursos tecnológicos especiais, imprescindíveis à sua autonomia, acessibilidade e inclusão social;
– publicação de livros didáticos transcritos em Braille (sistema de leitura com o tato para cegos) e pela instalação do serviço Braille nas bibliotecas públicas;
– disponibilização de cardápios em Braille nos restaurantes;
Cursos abertos e gratuito para formação e aperfeiçoamento de tradutores bi-lingues em Libras ( linguagem utilizada por pessoas surdas) e português;
Obrigatoriedade de recepcionista tradutores bi-lingues em Libras ( linguagem utilizada por pessoas surdas) e português em todas as repartições públicas.
7. Ha quanto tempo está na cidade e por morar em Águas Claras você pretende olhar com atenção prioritária para cá?
Há 7 anos morando no mesmo apartamento.
Não pretendo me mudar, pois adoro Águas Claras e seu ar cosmopolita. Meu olhar será sempre de quem tem uma família e amigos para cuidar e que por isso sempre terá uma dedicação especial ao lugar que pertence.
8. O que de fato você já fez por Águas Claras?
Como morador e deficiente físico, sempre denunciei aos órgãos competentes a falta de calçadas, rampas, veículos em estacionamento irregulares e todo tipo de irregularidade. Tenho acompanhado e apoiado as ações culturais e esportivas realizadas em Águas Claras.
9. Ingressando na Câmara Distrital qual será seu primeiro compromisso por Águas Claras? Qual será a prioridade máxima?
Aumento das linhas de metrô. Acredito que facilitará a vida de todos no DF. A prioridade máxima será a implantação das Vans para atender as pessoas com deficiência, idosas e com baixa mobilidade. Por acreditar que gerem renda, saúde e liberdade.
10. Por que devo votar em você?
Tenho 51 anos de idade e desde da juventude venho participando da política. Fui presidente de Centro Acadêmico, DCE em 1996. Assessor de comunicação e posteriormente Diretor de Sindicato dos policiais civis de Sergipe em 2002. Em 2005 cheguei a Brasília, através do concurso público no Senado Federal sem 2014 me tornei presidente da associação dos profissionais de comunicação social do Senado Federal – Comsefe. Cargo que fiquei até julho deste ano após reeleito com mais de 87% de aprovação. Também em 2016 fui eleito para Coordenação de Comunicação e Marketing do Sindicato do Legislativo e TCU, trabalhando as questões relacionadas com a comunicação e acessibilidade dentro do sindicato.
Acredito que tenho provado meu valor como ativistas nas causas coletivas, a exemplo da última luta contra a reforma da previdência do Temer ( não que seja contra a uma reforma, mas a atual extingue direitos constitucionais).
Na luta pelas pessoas com deficiência, Idosas e com baixa mobilidade venho lutando desde que me conheço por gente. É uma luta que não terá tréguas até que se impérie o respeito e o amor. Mas estamos aqui para servir e sem manchas no passado e com honra no nome que meus pais me deram e assim pretendo morrer.
Tenho experiência em servir a comunidade e acredito que devamos ocupar cargos públicos, pois se não só as pessoas que não respeitam o Povo e que se locupletam do erário ficam se revezando. Está na hora das pessoas boas e honestas dirigirem os destinos da máquina pública. Por isso coloquei meu nome a disposição de vocês.
Nome: César Augusto Resende
Idade: 51
Naturalidade: Aracaju
Estado Civil: Casado
Ocupação: Jornalista eServidor Público do Senado Federal
Escolaridade: Pós Graduado e MBA em Mídias e TV Digital
Nome para a urna: Cesinha da Acessibilidade 12021
Cargo disputado: Deputado Distrital
Estado: Distrito Federal – Brasília
Partido: PDT
Coligação: PDT, PV e PSB