Carnaval 2024: Mais Limpo na História do DF
Carnaval 2024: Mais Limpo na História do DF

O Carnaval de 2024 ficou marcado como o mais limpo já registrado no Distrito Federal, com a remoção de 19,9 toneladas de lixo, segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Esse resultado é fruto de uma campanha e ações de conscientização realizadas durante o período festivo.

Comparado com anos anteriores, houve uma redução significativa na quantidade de resíduos coletados. Em 2023, foram recolhidas 26,6 toneladas, marcando a menor quantidade até então. Em 2020, último Carnaval antes da pandemia de covid-19, foram 22,3 toneladas; em 2019, 49,7 toneladas; e em 2018, 82,2 toneladas.

Desse modo, a operação de limpeza envolveu 1.300 garis, um aumento em relação a 2023, distribuídos em pontos estratégicos do DF. Foram usados 6.662 sacos de lixo, além da distribuição de 40 papa-recicláveis com adesivos da campanha “Folião Limpa 2024”, junto às 21 mil papeleiras que estão pelas cidades.

Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU, elogiou a população por sua conscientização e enfatizou a valorização dos garis. Ao mesmo tempo, criticou quem ainda persiste em descartar lixo em locais inadequados

O SLU premiará os dez blocos de rua mais limpos do Carnaval, reconhecendo suas iniciativas em prol da limpeza urbana. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 29, no Espaço Cultural Renato Russo.

A colaboração dos blocos foi fundamental para o sucesso da campanha de sustentabilidade, que terá reconhecimento pelo prêmio Folia Limpa. Em 2023, os blocos premiados foram Rebu, Praça dos Prazeres 2023, Vassourinhas de Brasília, Plataforma da Diversidade, Carnapati, Bloco do Rock, Montadas, Setor Carnavalesco Sul, Bloco Mamãe Tagua e Charretinha + Tropicaos.

E teve bloquinho em Águas Claras!

Inspirado na arte drag queen, o Baile da Piki estreou no carnaval candango, no sábado(10). O bloco é uma iniciativa da artista Pikineia, conhecida por incentivar a expressão da diversidade e da luta pelos direitos LGBTQIAPN+ na cidade. O bloco saiu da praça da Estação 16 e tomou conta da Rua do Lazer, em Águas Claras.

O evento começou às 14h com a apresentação da bateria Agremiação Capela Imperial de Taguatinga, campeã do grupo de acesso do Carnaval 2023. POr fim, o Bloco da Piki seguiu próximo à estação Concessionárias, próximo a rua 32 norte, até às 22h.

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.