O câncer de próstata e a importância da prevenção.

/, Notícias da Cidade/O câncer de próstata e a importância da prevenção.

Falar sobre a possibilidade de um câncer nunca é fácil, por isso, devemos sempre buscar a prevenção e formas de detecção precoce.

 

Em minha última matéria, falei um pouco sobre o preconceito que cerca a saúde masculina e, falar sobre câncer de próstata reforça isso.

Mas, você sabe qual a função da próstata? Ela fornece líquido seminal ou prostático que vai se misturar com o esperma nos testículos para que os espermatozoides sobrevivam e saiam na ejaculação.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, perdendo apenas para o de pele não melanoma. Em homens com mais de 50 anos, o câncer de próstata assume o primeiro lugar.

Esse tipo de câncer se instala na glândula prostática e pode crescer até tomar os dois lobos e atingir os tecidos ao redor. Por isso, a importância do diagnóstico precoce, pois ele começa silencioso.

Em casos avançados com o tumor já crescido, o paciente pode sentir dificuldade para urinar, ardência, acordar a noite para tentar ir ao banheiro e também, presença de sangue na urina.

O seu diagnóstico pode ser feito através de exames como:

  • PSA: Exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático;
  • Toque retal: a próstata fica em frente ao reto ( porção final do intestino grosso ), por isso, através do toque, o médico pode apalpar a próstata e avaliar se há nódulos ou tecidos mais endurecidos, o que pode ser um sinal da doença. Ele é rápido e indolor, podendo causar apenas um leve incômodo em algumas pessoas.
  • Biópsia: usada para confirmar a malignidade ou não do tumor. Além de outros exames de imagem complementares.

Quando a doença evolui, ela tende a ter preferência a se espalhar pelo tecido ósseo antes de outros órgãos o que muitas vezes, gera dor óssea em alguns pacientes.

O tratamento vai de acordo com o estágio da doença, podendo variar entre radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal ou até mesmo cirurgia.

Por isso, homens! A partir dos 40 anos, façam seus exames de rotina. Não deixem que PRÉ CONCEITOS impeçam vocês de prevenir algum problema futuro.

Percebem como a prevenção sempre é melhor do que remediar?

Reflitam e até a próxima coluna!

 

Enf. Prof. Nádia Teixeira – Consultora em Saúde pela 2performance Gestão e Negócios

Instagram: @prof. nadia_cst

 

 

 

 

 

 

 

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.