Biblioteca Pública de Águas Claras: local para estudos e leitura
Biblioteca Pública de Águas Claras: local para estudos e leitura

Na Rua Ipê Amarelo, próximo à Praça Coruja, um espaço de leitura com cerca de 2,5 mil exemplares de livros está disponível à população. Após dois anos fechada para reformas, a Biblioteca Pública de Águas Claras reabriu em 27 de agosto de 2023. Antes de fechar, o espaço atendia cerca de mil pessoas por mês, tanto para a utilização do espaço de estudo quanto para empréstimo de livros. 

A Biblioteca Pública de Águas Claras existe desde 2009. Antes disso, o espaço era um estande de vendas dos prédios que circundam a área. 

Local para estudos

A sala de estudos já chegou a comportar 50 pessoas ao mesmo tempo. O local segue aberto para estudantes, e oferece gratuitamente: wifi, ar-condicionado, bebedouro, banheiro e até café. Além, é claro, do acervo de livros.

Parceria

A Biblioteca Pública de Águas Claras é de responsabilidade da Gerência de Cultura da administração local e à Biblioteca Nacional de Brasília, que trabalha em parceria com as administrações públicas para fortalecer as bibliotecas públicas do DF. Desse modo, para fazer uso da biblioteca, é necessário um documento com foto e comprovante de residência. Assim, é permitido pegar cinco exemplares por vez, com um prazo de 15 dias de empréstimo.

Doações

O acervo é feito a partir de doações, o que permite que a comunidade possa dar um destino aos livros sem uso que tem em casa.

O gerente de Cultura, Esporte e Lazer da Administração Regional de Águas Claras, Tercio Mendes comentou sobre a importância da Biblioteca na região:

“Em primeiro lugar, a Biblioteca é um espaço público que possibilita uma integração com a comunidade. Além disso, hoje temos como prioridade o estudo para concursos e empréstimos de livros. A maior ajuda para a nossa Biblioteca é a participação nas doações de livros e participação em eventos na unidade”

Há também uma parceria com o Clube do Choro, para levar poetas, escritores, músicos e outras manifestações artísticas ao local.

Por fim, Ana Delicy, presidente da Academia de Letras de Águas Claras, convida toda a população para visitar a biblioteca

“Conheça o acervo, faça seu cadastro e leve um livro para ler no conforto de sua casa, nas lindas praças da cidade ou nos parques, assim, você pode viajar através da leitura”

Horário de Funcionamento

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Faz o seguinte, nos acompanhe nas nossas redes sociais. Dessa forma você fica sabendo primeiro DFÁguasClaras

Participe do Canal DFÁguasClaras de notícias e bastidores no TELEGRAM – https://t.me/dfaguasclaras
Além disso, para participar do nosso grupo de WhatsApp DFÁguasClaras, envie seu número para dfaguasclaras@gmail.com
(Somente assuntos de Águas Claras).
Grupo DFÁguasClaras no Telegram (Capacidade de 100 mil membros): Envie e-mail solicitando o ingresso dfaguasclaras@gmail.com
DFÁguasClaras – Nossa Cidade Passa por Aqui!
No twitter siga: @DFAguasClaras
Facebook: www.facebook.com/dfaguasclaras
Youtube: www.youtube.com/dfaguasclaras

Você pode assinar o nosso PODCAST nas principais plataformas de áudio!

Spotify: https://open.spotify.com/show/2nS3gHAS4NacTdNbulW9bv?si=HePXG9zBToWZyZgWeP03fA

Podcast: https://www.youtube.com/@DFAguasClarasPodcast

Google Podcast: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9kYmI3ODhjL3BvZGNhc3QvcnNz

Todo projeto do DFÁguasClaras foi pensado de forma compartilhada e comunitária, por isso hoje carregamos a responsabilidade e o orgulho de ajudar Águas Claras a ser uma cidade melhor.